O teatro científico como ferramenta para a formação docente: uma pesquisa no âmbito do PIBID

Autores

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca
  • Dionatan Menezes da Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Renatha Cristhina Fraga do Nascimento Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Miyuki Yamashita Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

Formação de professores, teatro, PIBID, divulgação científica

Resumo

O projeto Química en cena foi uma das atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID Química da Universidade Federal de Rondônia – UNIR no ano de 2011. Este projeto se configurou pela encenação de uma peça teatral com fins de divulgação científica pautada em elementos da história da ciência, além de experimentos para efeitos visuais. Com o intuito de avaliar aspectos formativos dos estudantes envolvidos na encenação foi solicitada a elaboração de cartas narrativas. A partir da análise dos textos foi possível depreender aspectos considerados marcantes acerca da contribuição do teatro na formação docente, como os efeitos sociais estabelecidos, a desinibição com o público, um ambiente motivacional para a busca por outros conhecimentos, a aprendizagem sobre química e história da ciência, o teatro como possibilidade de ensino e a formação cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Francisco Junior, W. E., Silva, D. M. da, Nascimento, R. C. F. do, & Yamashita, M. (2015). O teatro científico como ferramenta para a formação docente: uma pesquisa no âmbito do PIBID. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(3), 079–100. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4294