Descortinando o Museu dos Dinossauros: Narrativa Interpretativa Para Além de sua Exposição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11111137

Palavras-chave:

Museus dos Dinossauros, Decolonialidade, território, narrativas

Resumo

Este artigo discute o Museu dos Dinossauros (MD), localizado na cidade de Uberaba, Minas Gerais, a partir de pressupostos da museologia social e de constructos teóricos decoloniais. O estudo reflete uma continuidade de análises sobre a temática em questão na qual buscou-se reconhecer o espaço museal, sua história e seus vínculos com a comunidade local. Assim, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, de natureza estudo de caso, com a construção de uma narrativa de um líder comunitário que na vivência cotidiana compartilha o espaço com o museu, aprofundando os resultados outrora encontrados. A partir da narrativa, as discussões caminharam para uma (re)leitura do museu a partir de três unidades de análise: histórica, sócio-política e poética-pedagógica. A pesquisa apontou que olhar e interpretar o museu para além de saberes científicos arraigados em suas exposições e, perceber as pessoas que vivenciam o museu enriquece os sentidos e olhares para estas instituições. Revela também que este movimento é fundamental para uma compreensão integral do MD, ressignificando a instituição para a comunidade local, para a gestão e visitantes.

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Biografia do Autor

Maria Betânia Moreira Carvalho Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na qual também atua como servidora técnico-administrativo. É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências, desenvolvendo pesquisas nas áreas de museologia social, educação não formal, educação patrimonial, história da educação.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Ensino de Física pela mesma universidade. Atua como professor permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Silva, M. B. M. C., & Colombo Junior, P. D. (2023). Descortinando o Museu dos Dinossauros: Narrativa Interpretativa Para Além de sua Exposição. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e44582, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11111137

Edição

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Artigos