Análise dos Questionamentos do Professor em Atividades Fundamentadas em Modelagem Analógica

Autores

  • Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais
  • Nilmara Braga Mozzer Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais

Palavras-chave:

Questionamentos do professor, Modelagem Analógica, Equilíbrio químico.

Resumo

Investigamos o papel dos questionamentos de uma professora de Química em uma sequência de atividades sobre o tema equilíbrio químico, fundamentadas na modelagem analógica. Nessas atividades, os estudantes trabalham de forma colaborativa e guiados pelo professor na elaboração, crítica e revisão de modelos e analogias para explicar o comportamento de sistemas em situação de equilíbrio químico. O desenvolvimento das atividades ocorreu em turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual de uma pequena cidade do estado de Minas Gerais. As aulas foram registradas em vídeo e transcritas na íntegra. Selecionamos dois grupos com quatro estudantes cada para realizar a análise dos dados com base da tipologia de questionamentos proposta por Chin (2007). Buscamos categorizar os tipos de questionamentos realizados pela professora, bem como a sua frequência, e correlacioná-los com cada uma das etapas da modelagem analógica na busca por investigar a influência desses questionamentos no desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Nossos resultados evidenciaram que os questionamentos da professora foram os principais responsáveis por minimizar as dificuldades dos estudantes em cada etapa da modelagem analógica, garantindo que as interações que eles estabeleceram entre si, com o professor e com as novas informações, contribuíssem para a construção de modelos e analogias gradualmente mais coerentes com o conhecimento científico.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Andrade, G. M. de P. C., & Mozzer, N. B. (2016). Análise dos Questionamentos do Professor em Atividades Fundamentadas em Modelagem Analógica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 825–850. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4498