“Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências

Autores

  • Nilmara Braga Mozzer Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Analogias, similaridades, recursos didáticos, ensino de Ciências

Resumo

Este artigo apresenta uma ampla revisão da literatura nacional e internacional sobre analogias no ensino de Ciências. Seus objetivos principais são: diferenciar as analogias de outros tipos de similaridades e recursos didáticos frequentemente confundidos por professores, autores de livros e pesquisadores; explicitar e discutir os fundamentos teóricos relacionados às analogias e sua utilização no ensino; e discutir criticamente algumas das principais estratégias de uso das analogias como ferramentas de ensino. Neste sentido, buscamos preencher uma lacuna existente na literatura sobre o tema publicada no Brasil, na tentativa de contribuir para fomentar discussões entre pesquisadores da área de Educação em Ciências e para o desenvolvimento do conhecimento de professores de Ciências sobre analogias.

Biografia do Autor

  • Nilmara Braga Mozzer, Universidade Federal de Ouro Preto
    Professora da área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Rosária Justi, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora da área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 123-147. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4305

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>