Plataformização da Verdade: Os Grupos Discursivos Sobre Vacinação Contra COVID-19 no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u2747

Palavras-chave:

plataformas, vacinação, COVID-19, twitter, verdade, discurso

Resumo

Este trabalho discute a relação entre vontade de verdade sobre vacinação contra COVID-19 e os diferentes grupos discursivos na dita sociedade da plataforma no Twitter. Especificamente, realiza-se essa pesquisa a partir da (1) compreensão da estrutura da rede a partir da Análise de Redes Sociais e (2) da avaliação de falas dos grupos a partir da proposição do conceito analítico “plataformização da verdade”. Tanto a proposição deste conceito quanto a contextualização desta pesquisa parte de ferramentas de Michel Foucault. São utilizados métodos mistos para analisar dados coletados sobre vacinação de dezembro de 2020 até 17 de janeiro de 2021 no Twitter. Se utilizou a Análise de Redes Sociais para avaliar a composição dos retweets sobre a temática, sendo capaz de identificar os grupos antagônicos na rede. Em seguida, o conceito de plataformização da verdade é exercitado para qualificar o conteúdo de um recorte da amostra coletada. Os resultados apontam que foram evidenciados dois grupos discursivos na plataforma de rede social, sendo apontado um cluster com caráter antivacina e dois clusters formadores da ala pró-vacina. A ala pró-vacina apresenta diferentes maneiras de disseminar a vontade de verdade a favor da vacinação, sendo um grupo utilizador de humor e memes e outro grupo de uma linguagem majoritariamente científica, jornalística e/ou política. No caso do grupo antivacina, o discurso é de desconfiança com as vacinas que combatem o coronavírus, especialmente a CoronaVac. Como limitação, tem-se que a coleta de dados é feita a partir de um recorte da mídia social sobre determinado assunto, o que não retrata a totalidade do conteúdo presente na plataforma sobre tal.

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Biografia do Autor

Rochele de Quadros Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, Doutora e Mestre em Educação em Ciências na UFRGS, onde desenvolve pesquisas em educação, particularmente evidenciando as temáticas da Constituição dos Sujeitos no Currículo, Práticas Docentes e na Legitimação dos Saberes, numa perspectiva filosófica e epistemológica. Atualmente é Coordenadora no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências(PPGECI) da Forma Associativa composta por UFRGS/UFSM/UNIPAMPA. Coordenadora a Área de Educação em Química e do Núcleo de Estudos sobre Currículo e Subjetividades - NECS (UFRGS), vinculadas ao Diretórios de Grupos do CNPq, atua como Coordenadora Institucional do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFRGS) composto por 4 laboratórios: Casa de Ofícios, Conscienciarte, Colégio de Aplicação e Itinerante. Atualmente é a Representante da Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências ABRAPEC.

 

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Publicado

2024-02-16

Como Citar

Souza, B. T. de, & Loguercio, R. de Q. (2024). Plataformização da Verdade: Os Grupos Discursivos Sobre Vacinação Contra COVID-19 no Twitter. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e47798, 1–21. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u2747

Edição

Seção

Artigos