Que Desafios e Possibilidades Expressam os Licenciandos que Começam a Aprender sobre Ensino de Ciências por Investigação? Tensões entre Visões de Ensino Centradas no Professor e no Estudante
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182727Resumo
Neste estudo, apresentamos as concepções que estudantes de Ciências Biológicas expressam em escritos reflexivos sobre as possibilidades e desafios do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI), após os primeiros contatos com essa abordagem em uma disciplina do curso de licenciatura. Conhecimentos, crenças e concepções dos professores influenciam sua prática profissional. Conhecer as concepções dos licenciandos sobre EnCI é importante para compreendermos o que pode inibi-los de adotar essa abordagem, trazendo implicações para os processos de formação docente. Foi realizada a análise de conteúdo de escritos reflexivos de 46 licenciandos. Os dados apontam que os licenciandos reconheceram satisfatoriamente as principais qualidades do EnCI relacionadas ao conhecimento pedagógico e ao conhecimento do tema. Os desafios citados relacionam-se principalmente ao conhecimento pedagógico. Foi possível identificar concepções limitantes ao uso do EnCI que se relacionam em parte à falta de experiência em ensino, esperada para esse estágio de formação e, em parte, a mitos culturais e tensões entre uma visão de ensino tradicional, centrada no professor, e uma visão de ensino centrada no estudante. Tornar as concepções explícitas e analisá-las profundamente junto aos professores em formação pode ser um passo inicial na desconstrução das concepções limitantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.