Discutindo o Processo de Criação Científica por meio de uma Abordagem Histórica da Anatomia Humana em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u6794

Palabras clave:

história da ciência, natureza da ciência, anatomia humana

Resumen

O objetivo desse estudo foi analisar o papel de uma estratégia de intervenção pedagógica focalizada na história da ciência na (re)construção de concepções de futuros professores sobre o processo de criação científica, considerado uma das várias dimensões da natureza da ciência. Trata-se de uma intervenção pedagógica centrada na abordagem histórica do sistema circulatório humano, desenvolvida e avaliada com um grupo de 22 alunos da disciplina Anatomia Humana, de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Na avaliação da intervenção empregou-se dois instrumentos de investigação, atividades de aprendizagem e roteiro da entrevista dos grupos focais, sendo que as respostas dos alunos às questões contidas nestes instrumentos foram analisadas por intermédio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que a estratégia de intervenção pedagógica implementada contribuiu para que os alunos (re)construíssem suas concepções sobre o processo de criação científica, pois estes passaram a reconhecer a pluralidade de processos mobilizados pelos cientistas e a inexistência de um único método científico.

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Biografía del autor/a

Gabriel Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Fisioterapia Musculoesquelética pela Universidade de Ribeirão Preto, mestre em Morfologia e Medicina Experimental pela Universidade de São Paulo e doutor em Ciências da Educação, especialidade Educação em Ciências, pela Universidade do Minho. Atualmente é professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

José Luís de Jesus Coelho da Silva, Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, mestre em Educação, especialidade Informática no Ensino e doutor em Metodologia do Ensino das Ciências. Atualmente é professor Auxiliar do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho.

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Publicado

2019-05-04

Cómo citar

Ribeiro, G., & Coelho da Silva, J. L. de J. (2019). Discutindo o Processo de Criação Científica por meio de uma Abordagem Histórica da Anatomia Humana em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 67–94. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u6794

Número

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