Problematizando Práticas Científicas em Aulas de Física: o uso de uma História Interrompida para se Discutir Ciência de Forma Epistemológica-Contextual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u95127

Palavras-chave:

História Cultural da Ciência, Ensino de Física, Narrativas Históricas

Resumo

Em concordância com autores que defendem um estudo sobre as Ciências, encontramos na História Cultural da Ciência um aporte a partir do qual a produção científica pode ser discutida em salas de aula. Entendemos que esse aporte possibilita que práticas científicas sejam identificadas e problematizadas em um estudo sobre as Ciências, na busca de destacar o caráter cultural das mesmas. Como estratégia pedagógica, utilizamos a leitura de Narrativas Históricas pelo potencial do gênero narrativo em envolver estudantes em um tema de estudo, em facilitar a imersão de leitores no contexto histórico estudado e pela maior facilidade de leitura pela linguagem utilizada. Apresentamos uma Narrativa Histórica construída em três partes, possibilitando momentos de interrupção, e propomos sua utilização para problematizar práticas científicas comuns na produção científica da área da Mecânica no início do século XVIII.

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Publicado

2019-05-04

Como Citar

Schiffer, H., & Guerra, A. (2019). Problematizando Práticas Científicas em Aulas de Física: o uso de uma História Interrompida para se Discutir Ciência de Forma Epistemológica-Contextual. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 95–127. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u95127

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Artigos