As Percepções de um Professor e Alunos sobre o Ensino e as Questões de Ciências do PISA de 2015
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u299328Palavras-chave:
PISA, Alfabetização Científica, Ensino de CiênciasResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de caracterizar as percepções de um professor e dos seus alunos sobre o ensino e as questões de Ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal com 12 alunos que participaram da edição do PISA em 2015 e por uma entrevista semiestruturada com o professor de Ciências da escola. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram categorias e subcategorias para as percepções destes dois grupos de sujeitos da pesquisa. Para o professor, emergiram três categorias, a saber: 1) Percepções sobre o PISA: 2) Percepções sobre os conteúdos de Ciências; e 3) Percepções sobre a formação docente. Para o grupo de alunos, emergiram três categorias pela ATD: 1) Percepções sobre o PISA; 2) Percepções sobre os tipos de conhecimento científico; e 3) Percepções sobre o letramento científico do discente. Foi possível verificar que a prova do PISA não é valorizada nem pela escola e nem pelos estudantes, que existe uma falta de interesse dos alunos em relação aos objetivos da escola e pelas avaliações sistêmicas. Também verificou-se uma dificuldade em desenvolver a alfabetização científica, assinalando possíveis indicadores para o baixo resultado na avaliação de Ciências do PISA.
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