As Percepções de um Professor e Alunos sobre o Ensino e as Questões de Ciências do PISA de 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u299328

Palavras-chave:

PISA, Alfabetização Científica, Ensino de Ciências

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de caracterizar as percepções de um professor e dos seus alunos sobre o ensino e as questões de Ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal com 12 alunos que participaram da edição do PISA em 2015 e por uma entrevista semiestruturada com o professor de Ciências da escola. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram categorias e subcategorias para as percepções destes dois grupos de sujeitos da pesquisa. Para o professor, emergiram três categorias, a saber: 1) Percepções sobre o PISA: 2) Percepções sobre os conteúdos de Ciências; e 3) Percepções sobre a formação docente. Para o grupo de alunos, emergiram três categorias pela ATD: 1) Percepções sobre o PISA; 2) Percepções sobre os tipos de conhecimento científico; e 3) Percepções sobre o letramento científico do discente. Foi possível verificar que a prova do PISA não é valorizada nem pela escola e nem pelos estudantes, que existe uma falta de interesse dos alunos em relação aos objetivos da escola e pelas avaliações sistêmicas. Também verificou-se uma dificuldade em desenvolver a alfabetização científica, assinalando possíveis indicadores para o baixo resultado na avaliação de Ciências do PISA.

Biografia do Autor

  • Adriana Aparecida Ranulfo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

    Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

  • Geraldo Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Prof. Dr. Geraldo W. Rocha Fernandes 

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK

    Ensino de Física e Ciências
    Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

  • Luciana Resende Allain, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK

    Ensino de Ciências e Biologia
    Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

Downloads

Publicado

2019-06-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As Percepções de um Professor e Alunos sobre o Ensino e as Questões de Ciências do PISA de 2015. (2019). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 299-328. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u299328