Afinal de Contas Quem Sou Eu? Ah, Este é o Grande Enigma!: (Re)negociação de Significados na (Des)construção do Nexo Identitário como Professora-Pesquisadora que Ensina sobre Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u515535

Palavras-chave:

identidade, negociação de significados, professora-pesquisadora, nexo identitário, ensino sobre ciências

Resumo

Nosso objetivo é a compreensão da identidade tanto como nexo de multifiliação, quanto conciliação das distintas formas de afiliação a comunidades sociais para entender como a (re)negociação de significados forja um nexo identitário como professora-pesquisadora que ensina sobre ciências. Essa é uma investigação qualitativa em que adotamos como dispositivo de investigação a história de vida, sendo a narrativa autobiográfica utilizada como fonte para a produção dos dados, os quais foram analisados segundo o constructo de identidade na prática, proposto por Jean Lave e Etienne Wenger. Para ajudar-nos nessa análise, fazemos uma interlocução com as Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho, evidenciando o mérito do diálogo entre ciência e arte para a produção de conhecimentos. Uma vez que pertencemos a várias comunidades sociais, (re)negociamos maneiras de ser um membro em cada uma delas, (des)construindo uma identidade de afiliação, assim como criamos meios de continuidade entre essas comunidades mediante a reconciliação identitária.

Biografia do Autor

  • Patrícia Petitinga Silva, Universidade Federal da Bahia
    Professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

    Professora Adjunta da Faculdade de Educação
    da Universidade Federal da Bahia; Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática
    (ENCIMA)

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Publicado

2019-10-18

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Seção

Artigos

Como Citar

Afinal de Contas Quem Sou Eu? Ah, Este é o Grande Enigma!: (Re)negociação de Significados na (Des)construção do Nexo Identitário como Professora-Pesquisadora que Ensina sobre Ciências. (2019). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 515-535. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u515535