A Inclusão de Estudantes no Espectro Autista em Aulas de Ciências: Uma Análise a Partir da Perspectiva Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u657684Palavras-chave:
autismo, educação científica, Teoria Histórico-CulturalResumo
Alicerçados na Teoria Histórico-Cultural, objetivamos analisar as contribuições de intervenções em aulas de ciências no ensino de estudantes autistas em processos inclusivos. Em nossa investigação, no período de 1943 até 2022, identificamos 19 trabalhos (oito nacionais e 11 internacionais) que desenvolveram ações pedagógicas na Educação Básica em aulas de ciências com estudantes autistas em escolas comuns. A partir das contribuições dos artigos e referenciais teóricos, defendemos que a organização de atividades de estudos, em aulas de ciências, articuladas em projetos de inclusão escolar que integram o(a) estudante autista em múltiplas experiências sociais, pode se beneficiar de conhecimentos científicos como uma ferramenta importante para promover a ampliação da comunicação, com ou sem fala, e para fomentar o desenvolvimento da consciência do mundo e de si, além de aprimorar a compreensão do que significa ser autista e assumir protagonismos. Convidamos as pesquisas da área a aprofundarem e ampliarem as contribuições.
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