Fake News e Ensino de Ciências da Natureza: Apontamentos Contra a Ideologia e em Defesa do Conhecimento Científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u573593

Palavras-chave:

pós-verdade, pós-modernidade, conceito científico, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Esta pesquisa teórica se concentra em analisar o que são as Fake News e qual o papel do Ensino de Ciências da Natureza num cenário de pós-verdade. Para isso, algumas análises foram sistematizadas em três enunciados, a saber: 1. O fenômeno Fake News; 2. E quem acredita em Fake News? A culpa é do “tio do zap zap”? e 3. O ato educativo de Ciências diante do fenômeno das Fake News. Ao assumir a contradição e a materialidade histórica, evidenciou-se, no primeiro enunciado, o que se configura como Fake News e, no segundo, indagou-se se as Fake News são consequência e/ou causa do que se processa na realidade. Debatendo a ideologia, buscou-se desmistificar o ideário de que as Fake News ocorrem apenas por ignorância ou falta de letramento digital da população, apontando para o caráter ideológico e estrutural presente nelas. Por fim, no terceiro enunciado, analisou-se a relevância do Ensino de Ciências da Natureza, indicando que, para que este seja um instrumento de luta contra as Fake News, é preciso ensinar ciências de forma concreta, reconhecendo quando a ideologia invadiu o conhecimento científico e este perdeu em objetividade e passou a reforçar ideias da classe dominante. Conclui-se que o debate explícito acerca da verdade e da validade do conhecimento científico é fundamental para combater o cenário exposto, constituindo-se como um dos objetivos do Ensino de Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

  • Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual Paulista

    Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru/SP e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. É Professora Assistente do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA - UNESP/Bauru) e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (LEPEC - UENP/CJ). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Atua principalmente nas áreas: Formação de Professores; Educação Ambiental; Fundamentos da Educação; Ensino de Ciências; Estágio Supervisionado e Políticas Públicas Educacionais.

  • Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). È membro do comitê editorial da revista Germinal: marxismo e educação em debate Atuou como professor da escola básica e tem experiência em educação popular. Atuou como professor orientador do programa Residência Pedagógica de Química. É coordenador do curso noturno de licenciatura em química da UFBA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Ludicidade na perspectiva histórico-crítica, Ensino de conceitos químicos, Divulgação Científica, Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino Concreto de Ciências (ENCONCIÊNCIAS).

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Publicado

2025-09-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fake News e Ensino de Ciências da Natureza: Apontamentos Contra a Ideologia e em Defesa do Conhecimento Científico. (2025). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e57710, 1-21. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u573593