Textos populares de divulgação científica como ferramenta didático-pedagógica: o caso da evolução biológica
Abstract
Considerando a importância dos conceitos de Evolução para a Biologia e o ensino dessa disciplina, esse trabalho analisa artigos apresentados em textos de duas revistas de Divulgação Científica (DC) – Galileu e Superinteressante –, enfatizando as potencialidades e limitações para o uso desse material em sala de aula. A revisão da literatura inclui discussão sobre a DC, sua definição, aspectos históricos e características, bem como sua relação com a educação formal. O trabalho discute também o ensino de Evolução Biológica. O corpus dos documentos para análise foi constituído pelos artigos publicados nessas revistas entre janeiro e dezembro de 2006 que de alguma forma mencionassem temas relacionados à Evolução. Os artigos foram submetidos a análise documental, e a partir desta foram traçadas categorias de análise. Nas categorias sobre a ciência em geral, procuramos observar a presença de procedimentos internos e seu funcionamento institucional. Em relação à linguagem, foram observados o uso de metáforas, analogias e terminologia científica. Já no domínio da Evolução buscamos evidenciar a menção a mecanismos evolutivos, conceitos de instrucionismo, teleologia e tendência ao progresso, e o contexto no qual a Evolução se insere no texto. Por fim, destacamos as principais possibilidades para o uso dos textos de DC em sala de aula, bem como os cuidados e as limitações a serem tomados ao usar esse material no meio escolar.
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