Textos populares de divulgação científica como ferramenta didático-pedagógica: o caso da evolução biológica
Resumo
Considerando a importância dos conceitos de Evolução para a Biologia e o ensino dessa disciplina, esse trabalho analisa artigos apresentados em textos de duas revistas de Divulgação Científica (DC) – Galileu e Superinteressante –, enfatizando as potencialidades e limitações para o uso desse material em sala de aula. A revisão da literatura inclui discussão sobre a DC, sua definição, aspectos históricos e características, bem como sua relação com a educação formal. O trabalho discute também o ensino de Evolução Biológica. O corpus dos documentos para análise foi constituído pelos artigos publicados nessas revistas entre janeiro e dezembro de 2006 que de alguma forma mencionassem temas relacionados à Evolução. Os artigos foram submetidos a análise documental, e a partir desta foram traçadas categorias de análise. Nas categorias sobre a ciência em geral, procuramos observar a presença de procedimentos internos e seu funcionamento institucional. Em relação à linguagem, foram observados o uso de metáforas, analogias e terminologia científica. Já no domínio da Evolução buscamos evidenciar a menção a mecanismos evolutivos, conceitos de instrucionismo, teleologia e tendência ao progresso, e o contexto no qual a Evolução se insere no texto. Por fim, destacamos as principais possibilidades para o uso dos textos de DC em sala de aula, bem como os cuidados e as limitações a serem tomados ao usar esse material no meio escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.