A Interdisciplinaridade e a Contextualização no Curso Superior de Química: Uma Investigação Atenta ao Viés da Questão Animal
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u10091032Keywords:
questão animal, interdisciplinaridade, Ensino de QuímicaAbstract
Partimos, nesse trabalho, do pressuposto de que tratar a questão animal na educação tem se tornado cada vez mais pertinente. Tal afirmação ganha força no exame de documentos oficiais para a educação em suas diversas modalidades, uma vez que buscam a inclusão de temas que estimulem o pensar ético, solidário e cidadão para além do compartimentado. Assim, tomamos como imprescindível o ato de “ecologizar” as disciplinas levando em conta o que lhes é contextual. Com isso em mente, propomos realizar um levantamento em busca de compreender como professores de cursos de Química enxergam a contextualização e a interdisciplinaridade, o que inclui vertentes da questão animal em suas disciplinas. Para tanto, definimos um recorte que abranja instituições mineiras públicas de educação superior, construindo uma investigação por meio de questionários previamente submetidos à experiência-piloto e, posteriormente, à análise de conteúdo. Como parte dos resultados, trazemos as categorias “A questão animal e seu atravessamento” e “Práticas pedagógicas em sala de aula”. A partir do tratamento dos dados, discutimos as hipóteses levantadas e constatamos haver entendimentos tanto contrários à inserção da temática animal devido a uma escassa relação entre esta e o curso, quanto de não apenas ser passível de se trabalhar em sala de aula, mas já estar presente, sendo a interdisciplinaridade um meio para essa inclusão.
References
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (L. A. Reto, & A. Pinheiro, Trad.). Edições 70.
Bell, J. (2008). Projeto de pesquisa: Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais (M. F. Lopes, Trad.). Artmed.
Berchielli, T. T., Pires, A. V., & Oliveira, S. G. (2006). Nutrição de ruminantes. Funep.
Fazenda, I. C. A. (2012). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus.
Fernandes, K. G., & Flôr, C. C. C. (2020). O veganismo, a questão animal e a educação em ciências na educação básica: Um olhar para a literatura da área. In I. B. de Oliveira, M. D. Pletsch, T. V. Pereira, & Y. Ribeiro (Orgs.), Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão (pp. 1296–1303). Faperj/CNPq/Capes/Endipe/DP et Alii.
Fernandes, K. G., Freitas-Reis, I., & Sousa, R. A. (27 de setembro a 01 de outubro, 2021). A questão animal e a Licenciatura em Química: Uma revisão sistemática [Apresentação de trabalho]. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).
Furlan, A. L. D., & Fischer, M. L. (2020). Métodos alternativos ao uso de animais como recurso didático: Um novo paradigma bioético para o ensino da zoologia. Educação em Revista, 36, e230590, 1–22. https://doi.org/10.1590/0102-4698230590
Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.
Goulson, D., Nicholls, E., Botías, C., & Rotheray, E. L. (2015). Bee declines driven by combined stress from parasites, pesticides, and lack of flowers. Science, 347(6229), 1255957. http://dx.doi.org/10.1126/science.1255957
Greif, S., & Tréz, T. (2000). A verdadeira face da experimentação animal: sua saúde em perigo. Sociedade Educacional Fala Bicho.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2019). Censo da Educação Superior 2018: Notas estatísticas. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf
Japiassu, H. (2006). O sonho transdisciplinar: E as razões da filosofia. Imago.
Klein, J. T. (2004). Interdisciplinarity and complexity: an evolving relationship. Emergence: Complexity and Organization, 6(1), 2–10.
Low, P., Panksepp, J., Reiss, D., Edelman, D., Van Swinderen, B., & Koch, C. (2012). Francis Crick Memorial Conference. http://fcmconference.org/#
Morin, E. (2017). A cabeça bem-feita: repensar a reforma: reformar o pensamento (E. Jacobina, Trad.). Bertrand Brasil.
Nicolescu, B. (1999). O manifesto da transdisciplinaridade (L. P. Souza, Trad.). Triom.
Parecer CNE/CES 1.303/2001 (2001). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/130301Quimica.pdf
Pereira, B. S. A., & Santos Menezes, J. M. (2022). Livro didático de química e contextualização no ensino médio: prática docente em um município do Amazonas (Brasil). Revista Ensino de Ciências e Humanidades — RECH, 6(1), 101–117. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/10058
Schuck, C., & Ribeiro, R. (2018). Comendo o planeta: Impactos ambientais da criação e consumo de animais. Sociedade Vegetariana Brasileira.
SVB. (20 de maio, 2020). Pesquisa do IBOPE aponta crescimento histórico no número de vegetarianos no Brasil. https://www.svb.org.br/2469-pesquisa-do-ibope-aponta-crescimento-historico-no-numero-de-vegetarianos-no-brasil
SVB. (2 de agosto, 2021). Brasileiros reduzem consumo de carne; estabelecimentos se adaptam, revela IPEC. https://www.svb.org.br/2648-brasileiros-reduzem-consumo-de-carne-estabelecimentos-se-adaptam-revela-nova-pesquisa-do-ipec
Wartha, E. J., & Faljoni-Alário, A. (2005). A contextualização do ensino de química através do livro didático. QNEsc, (22), 42–47. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a09.pdf
Wartha, E. J., Silva, E. L., & Bejarano, N. R. R. (2013). Cotidiano e contextualização no ensino de química. QNEsc, 35(2), 84–91. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Karine Gabrielle Fernandes, Ivoni Freitas-Reis, Rafael Arromba de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.