A Interdisciplinaridade e a Contextualização no Curso Superior de Química: Uma Investigação Atenta ao Viés da Questão Animal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u9831007

Palavras-chave:

questão animal, interdisciplinaridade, Ensino de Química

Resumo

Partimos, nesse trabalho, do pressuposto de que tratar a questão animal na educação tem se tornado cada vez mais pertinente. Tal afirmação ganha força no exame de documentos oficiais para a educação em suas diversas modalidades, uma vez que buscam a inclusão de temas que estimulem o pensar ético, solidário e cidadão para além do compartimentado. Assim, tomamos como imprescindível o ato de “ecologizar” as disciplinas levando em conta o que lhes é contextual. Com isso em mente, propomos realizar um levantamento em busca de compreender como professores de cursos de Química enxergam a contextualização e a interdisciplinaridade, o que inclui vertentes da questão animal em suas disciplinas. Para tanto, definimos um recorte que abranja instituições mineiras públicas de educação superior, construindo uma investigação por meio de questionários previamente submetidos à experiência-piloto e, posteriormente, à análise de conteúdo. Como parte dos resultados, trazemos as categorias “A questão animal e seu atravessamento” e “Práticas pedagógicas em sala de aula”. A partir do tratamento dos dados, discutimos as hipóteses levantadas e constatamos haver entendimentos tanto contrários à inserção da temática animal devido a uma escassa relação entre esta e o curso, quanto de não apenas ser passível de se trabalhar em sala de aula, mas já estar presente, sendo a interdisciplinaridade um meio para essa inclusão.

Biografia do Autor

  • Karine Gabrielle Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Química na área de conhecimento Educação em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente é aluna de doutorado em Teoria e Prática Educacional pela Simon Fraser University, na linha Currículo e Pedagogia. Atua principalmente nas linhas de educação ambiental, questão animal, interdisciplinaridade e documentos oficiais para a educação.

  • Ivoni Freitas-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Graduação em Química - Licenciatura e Bacharelado pela UFV, Mestrado e Doutorado em História da Ciência pela PUC- SP. Linhas principais de Pesquisa: História da Ciência, Química e Inclusão de Surdos e Metodologias de Ensino.

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Publicado

2023-10-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Interdisciplinaridade e a Contextualização no Curso Superior de Química: Uma Investigação Atenta ao Viés da Questão Animal. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e41441, 1-25. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u9831007