Percepções do Público Infantil sobre uma Peça de Teatro de Temática Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u553580

Palavras-chave:

Divulgação científica, Teatro de temática científica, Percepção, Infantil

Resumo

O teatro de temática científica é uma prática na educação em ciências que visa a alfabetização científica. O objetivo desta pesquisa foi explicitar e analisar o impacto de uma peça de teatro de temática científica sobre o público infantil. Para isso desenvolveu-se uma investigação qualitativa no intuito de elucidar as percepções das crianças a partir dos desenhos produzidos por elas a respeito de um espetáculo teatral de temática científica e da análise de informações obtidas por meio de grupo focal. Os colaboradores foram 131 crianças de uma escola municipal da cidade de Macaé. A partir dos dados encontrados verificou-se que uma peça de teatro de temática científica possui potencial para auxiliar crianças no conhecimento das ciências por mobilizar a atenção e a concentração, por favorecer a retenção de informação e por estimular curiosidade e interesse.

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Biografia do Autor

Leonardo Maciel Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Química, mestre em Ensino de Ciências, Doutor em Educação. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências. É professor na Universidade Ferderal do Rio de Janeiro, atuando nas graduações em Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. É pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRJ (PEQUI-IQ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ), parecerista nos periódicos Educação e Pesquisa (USP), Iniciação e Formação Docente (UFTM) e Revista Virtual de Química. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Química - Macaé e Coordenador de Extensão Universitária do Campus Macaé da UFRJ. Coordena o Projeto Ciênica, que visa a enculturação artística e científica. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências, focalizando os temas teatro de temática científica, relações etnicorraciais e formação de professores (saberes e identidade docente).

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Moreira, L. M., Coelho, V. A. G. S., & Souza, L. . N. N. de. (2020). Percepções do Público Infantil sobre uma Peça de Teatro de Temática Científica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 553–580. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u553580

Edição

Seção

Artigos