Alguns Parâmetros da Criticidade e da Complexidade em Propostas de Aulas Socioambientais Presenciais e Remotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u947971

Palavras-chave:

Criticidade, Complexidade, Ensino de Ciências, Paulo Freire

Resumo

Os conceitos científicos escolares tratados a partir de uma perspectiva estritamente tradicional pouco privilegiam as relações entre os diversos conhecimentos assim como as atuais condições da escola, tais como as impostas pela pandemia. Diante deste cenário, nos parece fundamental buscar abordagens pautadas em preceitos de um conhecimento mais crítico e complexo. Nesse sentido, este artigo analisa a experiência ao produzir duas propostas de aulas para a escola pública tanto no contexto presencial quanto remoto. A intenção é analisar esses processos de produção a fim de indicar parâmetros que podem contribuir para um ensino mais próximo da realidade dos estudantes. Toma-se a Análise Textual Discursiva para analisar as ideias presentes nas produções e nas anotações no Diário do Professor. Dos resultados, nota-se que a proposição de um conjunto de aulas mais crítica e complexa pode ser viável ao (i) estabelecer maiores aproximações com as realidades dos estudantes e promover o engajamento e autonomia dos sujeitos em espaços que vão além da escola (no caso remoto, os usos críticos dos meios virtuais; no caso presencial, a aproximação com a comunidade); e (ii) contemplar os contextos socioeconômicos e conceitos escolares pautados em abordagens mais abertas e dinâmicas.

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Biografia do Autor

Fabrício Masaharu Oiwa da Costa, Universidade Federal do ABC

Doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pesquisando sobre formação de professores e processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da complexidade e da criticidade. Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. É especialista em Docência no Ensino Superior (2017), com graduação em Licenciatura em Matemática (2016) Bacharelado de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é professor efetivo de Matemática no ensino fundamental II na CEU EMEF José Rezende e participa do Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades (GrECC).

Carla Sarmento Santos, Universidade Federal do ABC

Possui graduação no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, na Universidade Federal do ABC. Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela mesma universidade. Atualmente pesquisadora na área de Ensino de Ciências e faz parte do grupo de pesquisa GrECC - Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades.

Giselle Watanabe, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2003), mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2008) e doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2012). Pós doutora pela Universidad de Sevilla/ES (2014) e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com visita técnica na Universitat Autònoma de Barcelona/ES e Universidad de Sevilla/ES (2019). É professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Atua na área de Ensino de Ciências/Física (ensino-aprendizagem e formação de professores) com foco nos temas: aspectos da complexidade, educação para o risco, criticidade, decrescimento e meio ambiente, e modelos metodológicos pessoais. Lidera o grupo de pesquisa GrECC (Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades) . 

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Publicado

2021-09-19

Como Citar

Costa, F. M. O. da, Santos, C. S., & Watanabe, G. (2021). Alguns Parâmetros da Criticidade e da Complexidade em Propostas de Aulas Socioambientais Presenciais e Remotas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33276, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u947971

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire