Competências nas políticas de currículo: recontextualização pela comunidade disciplinar de ensino de física

Authors

  • Denys Brasil Rodrigues da Silva SEE-RJ/UERJ
  • Alice Ribeiro Casimiro Lopes Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Abstract

Neste artigo apresentamos o movimento de recontextualização, pela comunidade disciplinar de ensino de Física, da concepção de competências proposta oficialmente no contexto da reforma curricular do ensino médio dos anos 1990 no Brasil. Defendemos que o currículo por competências, apesar de ser um currículo interdisciplinar, é recontextualizado por sua incorporação a um discurso marcado pela valorização dos conteúdos e da estrutura disciplinar, tradicionalmente valorizado na Educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-02-13

How to Cite

Silva, D. B. R. da, & Lopes, A. R. C. (2011). Competências nas políticas de currículo: recontextualização pela comunidade disciplinar de ensino de física. Brazilian Journal of Research in Science Education, 7(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4040