Science Teaching and Learning by Students With Autism Spectrum Disorder

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u2329

Keywords:

Diálogos com Autores e Leitores

Downloads

Download data is not yet available.

References

Becker, C., & Anselmo, A. G. (2020). Modelo social na perspectiva da educação inclusiva. Revista Conhecimento Online, 1(12), 91–108. https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1854/2457

Carneiro, R. U. C. (2012). Educação inclusiva na educação infantil. Revista Práxis Educacional, 8(12), 81–95. https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/688

Casais, J. A. C., & Araújo Neto, W. N. (24–27 de Novembro de 2015). Contribuições da semiótica para a inclusão de estudantes autistas no ensino de Ciências [Apresentação de Trabalho]. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.

Cavalcante, F. I., & Oliveira, R. S. (24–26 de Outubro, 2021). O ensino de química para alunos com autismo [Apresentação de Trabalho]. VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Fortaleza, Ceará.

Crochík, J. L. (2012). Educação inclusiva e preconceito: desafios para a prática pedagógica. In T. G. Miranda, & T. A. G. Filho (Orgs.), O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares (pp. 40–59). EDUFBA.

David, L., & Capellini, V. L. M. F. (2014). O ensino colaborativo como facilitador da inclusão da criança com deficiência na educação infantil. Nuances: estudos sobre Educação [online], 25(2), 189–209. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2714

Dias, A. M. (2017). A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo (síndrome de Asperger): uma proposta para o ensino de Química (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul). Repositório Institucional da UFPel. http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4051

Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. Moderna.

Melero, M. L. (2012). La escuela inclusiva: una oportunidad para humanizarnos. Revista Interuniversitaria de Formación del Professorado, 26(2), 130–162. https://www.redalyc.org/pdf/274/27426890007.pdf

Moura, T. F. A. (2020). Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192145

Vilaronga, C. A. R., & Mendes, E. G. (2014). Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos (online), 95(239), 139–151. https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dBz3F9PJFfswJXFzn3NNxTC/abstract/?lang=pt#

Rosa, M. C. S. L., & Rodrigues, P. A. A. (23–27 de Janeiro, 2017). A inclusão de crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista (TEA) por meio das ações desenvolvidas no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) [Apresentação de Trabalho]. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), São Carlos, São Paulo.

Santos, V., & Elias, N. C. (2018). Caracterização das Matrículas dos Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo por Regiões Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(4), 465–482. https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000500001

Silva, V. F. (2016). A presença de alunos autistas em salas regulares, a aprendizagem de Ciências e a Alfabetização científica: percepções de professores a partir de uma pesquisa fenomenológica (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138918

Xavier, M. F., Silva, B. Y. D., & Rodrigues, P. A. (3–6 de Julho, 2017). Ensino de Ciências inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista e o uso de sequências didáticas [Apresentação de Trabalho]. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.

Published

2023-02-06

How to Cite

Favacho, D. G. de A. ., & Caetano dos Santos, N. . (2023). Science Teaching and Learning by Students With Autism Spectrum Disorder. Brazilian Journal of Research in Science Education, e40432, 1–7. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u2329

Issue

Section

Diálogos com Autores e Leitores