Tomando conta do ambiente em que se vive: aprendizagem e apropriação de discursos pela linguagem
Abstract
Apresentam-se para discussão algumas idéias derivadas de uma perspectiva sócio-cultural para a Educação. Encaminham-se algumas reflexões sobre o uso dessas idéias na escola, mais especificamente no ensino de Ciências, como modo de produzir aprendizagens nos professores e alunos, em que tomar conta do ambiente no sentido de cuidado passa ser um aspecto importante a ser inserido no currículo escolar em razão da degradação ambiental produzida pelo ser humano. O texto está estruturado em quatro partes. A primeira introduz alguns conceitos sobre linguagem e discurso; a segunda trata mais especificamente questões da fala e de sua importância no contexto escolar; a terceira se ocupa com a escrita, apresentando-a como modo mais elaborado de apropriação discursiva; finalmente, a última parte, aprofunda elementos referentes ao uso da narrativa como modo de envolvimento discursivo e de encaminhamento de aprendizagens escolares. Defende-se a idéia de que, numa perspectiva sócio-cultural, a linguagem é elemento essencial no domínio e na apropriação de discursos. Constitui, ao mesmo tempo, modo de comunicar o que já se sabe e de apropriar-se de novos conhecimentos. Dentro disso assume-se que a narrativa pode ter um papel destacado. Nesse sentido, aponta-se para a possibilidade de ambientalizar a escola a partir do ensino de Ciências pela apropriação de discursos cada vez mais complexos sobre a problemática ambiental que nos envolve e da qual somos, enquanto seres humanos, responsáveis.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.