Estratégia Para Identificar Erros Conceituais de Química: Incompreensões em Torno da Aprendizagem de Geometria Molecular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u579599

Palavras-chave:

moléculas em 3D, múltiplas representações, percepção espacial, visualização

Resumo

Estudos acerca de erros conceituais de geometria molecular foram majoritariamente realizados no âmbito internacional e revelaram concepções errôneas importantes para a compreensão das dificuldades de aprendizagem. No entanto, não há pesquisas explorando erros conceituais associados à percepção espacial das moléculas no estudo da geometria molecular. O objetivo desta pesquisa foi identificar e avaliar erros conceituais associados à aprendizagem de geometria molecular por meio da elaboração e aplicação de um teste diagnóstico de dois níveis. Utilizou-se uma metodologia mista para a categorização e análise dos dados coletados de 55 estudantes ingressantes no nível superior (graduação em biotecnologia) de uma universidade pública. O estudo revelou erros importantes acerca das noções de geometria molecular e nos convidam a refletir sobre estratégias didáticas para os diferentes níveis de ensino (médio e superior). Verificou-se que estudantes possuem dificuldades para entender diferentes aspectos de múltiplas representações, afetando negativamente a compreensão da transição entre uma representação bidimensional e tridimensional. As duas primeiras questões do teste diagnóstico de dois níveis permitiram identificar cinco erros conceituais associados com a percepção tridimensional das moléculas, evidenciando que estudantes possuem concepções equivocadas acerca da relação entre a disposição espacial e os princípios que a fundamenta.

Biografia do Autor

  • Kleyfton Soares da Silva, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ensino de Ciências (Química) na Universidade de São Paulo (USP), Professor de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Campus Penedo), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) com período sanduíche no Institute of Technology Sligo (IT Sligo, Irlanda). É membro do grupo de pesquisa Mapas Conceituais (USP) e atualmente conduz pesquisas em Ensino de Química na perspectiva teórica da Psicologia Educacional e Neurociência Cognitiva.

  • Paulo Rogério Miranda Correia, Universidade de São Paulo

    Contratado em 2005 como professor doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste), sua atuação docente ocorre junto ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Em 2020, tornou-se professor associado após aprovação no concurso de livre docência na área de Didática. Coordena o Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais, que conta com alunos de iniciação científica e de pós-graduação. É orientador credenciado no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP desde 2005. Foi o presidente da Sexta Conferência Internacional sobre Mapeamento Conceitual (CMC-2014), organizado em parceria com o Institute for Human and Machine Cognition (IHMC). Atualmente, sua linha de pesquisa está relacionada com o uso do mapeamento conceitual como ferramenta para a gestão da informação e do conhecimento.

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Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estratégia Para Identificar Erros Conceituais de Química: Incompreensões em Torno da Aprendizagem de Geometria Molecular. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e42082, 1-21. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u579599