Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química

Authors

  • Giovanna Stefanello Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Elisa Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal de Santa Maria

Keywords:

Livro didático, recursos visuais, modelos atômicos

Abstract

Diversas pesquisas na área de educação em Ciências apontam que a utilização de recursos visuais pode auxiliar os estudantes na compreensão de conceitos com alto nível de abstração. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar as representações visuais relacionadas ao conteúdo de modelos atômicos dos livros textos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012 na tentativa de compreender seu objetivo didático e sua influência na aprendizagem dos estudantes. Para isso, primeiramente nos baseamos nas categorias propostas por Perales e Jiménez (2002) e em um segundo momento em relação aos níveis de representação da matéria. Os resultados desse estudo indicam que há uma diversidade na maneira como as imagens são apresentadas em cada livro e que é necessário haver um maior cuidado com a qualidade dos textos e imagens presentes nesse recurso didático, visto que desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giovanna Stefanello Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde desta mesma instituição.

Mara Elisa Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, doutora em Ciências (enfase em Química Orgânica) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente professora associada IV do Departamento de Química da UFSM e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.

Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. É mestre em Educação em Ciências (Química) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.

Published

2013-10-23

How to Cite

Silva, G. S., Braibante, M. E. F., & Pazinato, M. S. (2013). Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química. Brazilian Journal of Research in Science Education, 13(2), 159–182. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4266