Verbal e visual, análise e síntese no ensino de ciências – um olhar geológico como ciência histórica

Autores

  • Maurício Compiani Prof. Titular do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – SP – Brasil

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino de Geociências, linguagem visual, trabalhos de campo, Gestalt.

Resumo

Este trabalho é um ensaio teórico na área do Ensino de Geologia que, ao realçar os aspectos epistemológicos de ciência histórica da natureza, pretende contribuir para o Ensino de Ciências. A partir desse referencial de ciência histórica discute-se as inter-relações entre análise e síntese e entre fragmento e totalidade nas observações, explicações e representações dos fenômenos. Há contribuição dessa ciência para outros olhares no ensino básico ao lidar de modo próprio com imagens em relação a um reinado quase hegemônico dos enunciados, na sua forma de discurso oral e escrito pelas definições e ilustrações. A partir de práticas escolares em que síntese, contexto e percepção visual geram conhecimentos mais contextualizados e históricos, contrapõe-se o ainda forte ideal analítico e seu princípio da causalidade geradores de generalizações descontextualizadas.

 

 

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Biografia do Autor

Maurício Compiani, Prof. Titular do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – SP – Brasil

Professor Titular do Instituto de Geociências da UNICAMP.

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

Compiani, M. (2015). Verbal e visual, análise e síntese no ensino de ciências – um olhar geológico como ciência histórica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 555–579. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4329