Será que os Exames em Larga Escala no Brasil e em Portugal Requerem as Competências, Preconizadas Pelos Currículos?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11391166

Keywords:

exame nacional, competências, avaliação em larga escala, literacia biológica, formação educacional, ENEM

Abstract

O curriculum de Portugal e Brasil determinam quais competências devem ser desenvolvidas nos alunos ao longo do ensino médio. Exames de larga escala em Portugal e no Brasil são aplicados há, pelo menos, duas décadas. Analisar a correspondência entre o que determinam os documentos oficiais, numa perspectiva de competências a serem desenvolvidas nos alunos, pela disciplina Biologia, em Portugal e no Brasil em relação ao que é solicitado em seus Exames Nacionais foi o objetivo deste estudo. Para isso, foi desenvolvido um estudo empírico de caráter documental, que se concentrou na análise do ENEM no Brasil e dos Exames Nacionais em Portugal. O corpo de análise foi constituído de perguntas formuladas para os exames realizados entre 2010 e 2016. A análise feita por esta pesquisa evidenciou a dificuldade no uso de questões de múltipla escolha para testar as diversas aptidões acadêmicas, havendo o predomínio das cognitivas com 86% e 85% nas fases 1 e 2, respectivamente, do Exame Nacional em Portugal e 96% nas provas do ENEM. Os exames em larga escala em Portugal e no Brasil não parecem muito adequados para promover a formação descrita nos documentos oficiais de ambos os países. Deixando evidente que não basta desenvolver competências nos estudantes através de estratégias de aprendizagem e adequação do currículo se os instrumentos de avaliação interna e externa não conseguem averiguar se estas competências estão sendo realmente desenvolvidas nos alunos.

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Author Biographies

Piedade Vaz-Rebelo, Universidade de Coimbra

PhD in Educational Psychology from the University of Coimbra, Portugal. Professor in the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, Portugal

Cristina Canhoto, Universidade de Coimbra

PhD in Biology, specialty Ecology, from the University of Coimbra, Portugal. Professor in the Department of Life Sciences at the University of Coimbra, Portugal

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Published

2023-11-28

How to Cite

Silva, D. da, Vaz-Rebelo, P., & Canhoto, C. (2023). Será que os Exames em Larga Escala no Brasil e em Portugal Requerem as Competências, Preconizadas Pelos Currículos?. Brazilian Journal of Research in Science Education, e43876, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11391166

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Artigos