As Imagens Científicas como Estratégia para a Integração da História da Ciência no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173835Keywords:
leitura de imagem, revisão de literatura, história da ciência, ensino de ciências.Abstract
O presente trabalho aborda uma revisão de literatura realizada em periódicos brasileiros e internacionais compreendendo o período de 2010 a 2015. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi identificar se as imagens científicas têm sido utilizadas em propostas que integram a história da ciência ao ensino de ciências. Os 45 artigos selecionados foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo os dados empíricos dessas pesquisas provenientes de vários instrumentos tais como questionários ou perguntas anexadas a materiais como textos, entrevistas, gravações e/ou notas de aulas, desenhos, entre outros. Nossa análise apresenta informações gerais sobre as estratégias didáticas utilizadas, com ênfase nos trabalhos que abordavam o uso de imagens e que correspondem a uma proposta de ampliação das estratégias didáticas descritas por McComas (2013). As pesquisas que descreveram a utilização das imagens científicas na sala de aula se mostraram eficientes para a contextualização da histórica da ciência; discussão da tríade ciência, tecnologia e sociedade e suas relações; do papel da experimentação e; das controvérsias científicas. Igualmente, os artigos que retratam o uso das imagens científicas no ensino fornecem subsídios metodológicos ao professor para abordar conteúdos científicos de modo diferenciado. Porém, para sua melhor efetivação no contexto escolar é necessário contornar alguns obstáculos, tais como a dificuldade dos alunos em interpretar imagens.
Downloads
References
courses on students’ views of nature of science. Journal of Research in
Science Teaching, 10(37), 1057–1095.
Alpers, S. (1999). A arte de descrever. São Paulo: Edusp.
PCNEM. (2000). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: SEMTEC.
Cachapuz, A, Gil-Perez, D., Carvalho, A. M. P., & Vilches, A. (2005). A necessária renovação do Ensino de Ciências. 1.ed. São Paulo: Cortez.
Callegario, L. J., Hygino, C. B., Alves, V. L. O., Luna, F. J., Linhares, M. P (2015). A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Revista Virtual de Química, 7(3), 977–991.
Carneiro, M. H. (1997). As imagens no livro didático. In I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências da ABRAPEC. Águas de Lindoia, SP.
Chang, H (2011). How historical experiments can improve scientific knowledge and Science education: the cases of boiling water and electrochemistry. Science & Education, 20(3–4), 317–41.
Costa, C. (2005). Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez.
Costa, P. F. C. (2006). A visualização da natureza e o entendimento do mundo vivo. Filosofia e História da Biologia, 1, 247–269.
Faria, M. F., & Pataca, E. M. (2005). Ver para crer: a importância da imagem na gestão do Império Português no final de setecentos. Lisboa: Universidade Autônoma de Lisboa.
Fiúza, L., & Guerra, A (2014). Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Revista Ensaio, 16(2), 125–145.
Forato, T. C. M. (2009). A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da natureza da luz. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Joly, M. (2007). Introdução à Análise da Imagem. 11. ed. Campinas, SP: Papirus.
Kendig, C (2013). Integrating History and Philosophy of the Life Sciences in Practiceto Enhance Science Education: Swammerdam’s Historia In sectorum Generalis and the Case of the Water Flea. Science &Education, 22(1), 1939–1961.
Lakatos, I. (1978). The Methodology of Scientific Research Programmes. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Martins, R. A. (2006). Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In C. C., Silva (Org.), Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino (pp. 21–34). São Paulo, SP: Livraria da Física.
Matthews, M. R. (1994). Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science.1.ed. London, UK: Routledge.
McComas, W. (2013). Uma proposta de classificação para os tipos de aplicação da história da ciência na formação científica: implicações para a pesquisa e desenvolvimento. In C.C. Silva, & M. E. Prestes, (Orgs.), Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas (pp. 425–448). São Carlos, SP: Tipografia Editora.
Metz, D.; Stinner, A (2007). A role for historical experiments: capturing the spirit of the itinerant lecturers of the 18th century. Science & Education, 16(6), 613–624.
Moraes, R. & Galiazzi, M. (2011). Análise Textual Discursiva. 2.ed. Ijuí, RS: Unijuí.
Moraes, A., & Guerra, A (2013). História e a filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas da física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35(1), 1–9.
Moreira, M. A. (2006). Mapas conceituais e diagramas V. 1.ed. Porto Alegre, RS: Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Proença, G. (2008). Descobrindo a História da Arte. 7.ed. São Paulo, SP: Editora Ática.
Rinaldi, E., & Guerra, A. (2011). História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 28(3), 653–675.
Rudge, D. W., Cassidy, D. P., Fulford, J. M., & Howe, E. M. (2014). Changes Observed in Views of Nature of Science During a Historically Based Unit. Science & Education, 23(1), 1879–1909.
Sá, M. B. Z.; Vicentin, E. M., & Carvalho, E. (2010). A História e a Arte cênica como Recursos Pedagógicos para o Ensino de Química: Uma Questão Interdisciplinar. Química Nova na Escola, 32(1), 9–13.
Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2011). Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77.
Sequeira, M., & Leite, L.(1988). A história da ciência no ensino-aprendizagem das ciências. Revista Portuguesa de Educação, 1(2), 29–40.
Silva, H. R. A., & Moraes, A. G. (2015). O estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de Química e Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(2), 378–406.
Silva, R. C., Stagni, R., & Beltran, M. H. R. (2010). Construindo representações da Natureza e das Artes: imagens e conhecimentos. In M. H. R. Beltran; F. Saito, & L. S. P Trindade (Orgs.), História da Ciência: tópicos atuais 2 (pp.79–102). São Paulo, SP: Livraria da Física.
Vannucchi, A. I. (1996). História e Filosofia da ciência: da teoria para a sala de aula. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Tomio, D., Grimes, C., Ronchi, D. L., Piazza, F., Reinicke, K., & Pecini, V. (2013). As imagens no ensino de ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Caderno Pedagógico, 10(1), 25–40.
Zimmermann, E, & Evangelista, P.C. Q. (2004). Leitura e interpretação de imagens de física no Ensino Fundamental. In Anais do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física. Jaboticatubas, MG.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.