As Imagens Científicas como Estratégia para a Integração da História da Ciência no Ensino de Ciências

Autores/as

  • Laís Jubini Callegario Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Piúma http://orcid.org/0000-0003-0534-0357
  • Edmundo Rodrigues Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Cachoeiro de Itapemirim http://orcid.org/0000-0002-1266-3026
  • Fernando José Luna Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Isabel Malaquias http://orcid.org/0000-0002-3179-0282

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173835

Palabras clave:

leitura de imagem, revisão de literatura, história da ciência, ensino de ciências.

Resumen

O presente trabalho aborda uma revisão de literatura realizada em periódicos brasileiros e internacionais compreendendo o período de 2010 a 2015. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi identificar se as imagens científicas têm sido utilizadas em propostas que integram a história da ciência ao ensino de ciências. Os 45 artigos selecionados foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo os dados empíricos dessas pesquisas provenientes de vários instrumentos tais como questionários ou perguntas anexadas a materiais como textos, entrevistas, gravações e/ou notas de aulas, desenhos, entre outros. Nossa análise apresenta informações gerais sobre as estratégias didáticas utilizadas, com ênfase nos trabalhos que abordavam o uso de imagens e que correspondem a uma proposta de ampliação das estratégias didáticas descritas por McComas (2013). As pesquisas que descreveram a utilização das imagens científicas na sala de aula se mostraram eficientes para a contextualização da histórica da ciência; discussão da tríade ciência, tecnologia e sociedade e suas relações; do papel da experimentação e; das controvérsias científicas. Igualmente, os artigos que retratam o uso das imagens científicas no ensino fornecem subsídios metodológicos ao professor para abordar conteúdos científicos de modo diferenciado. Porém, para sua melhor efetivação no contexto escolar é necessário contornar alguns obstáculos, tais como a dificuldade dos alunos em interpretar imagens.

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Biografía del autor/a

Fernando José Luna Oliveira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Laboratório de Ciências Químicas

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Publicado

2017-12-20

Cómo citar

Callegario, L. J., Junior, E. R., Oliveira, F. J. L., & Malaquias, I. (2017). As Imagens Científicas como Estratégia para a Integração da História da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(3), 835–852. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173835