Ética na Pesquisa em Educação em Ciências: Análise da Política Editorial de Periódicos Brasileiros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u301328

Keywords:

ética, pesquisa em educação em ciências, periódicos brasileiros

Abstract

Apresentamos os resultados da análise da política editorial de 32 periódicos brasileiros indexados da área de Educação em Ciências quanto aos princípios éticos a serem seguidos pelos autores de artigos. As políticas foram analisadas de acordo com os preceitos éticos contidos nas diretrizes aos autores; as maneiras pelas quais os aspectos éticos dos artigos devem ser informados aos editores; os procedimentos para casos de más condutas científicas; e as retratações para autores, editores e pareceristas. Os dados obtidos indicaram que: (a) 40,6% dos periódicos não citam qualquer preceito ético na política editorial; (b) 31,2% das revistas informam que os aspectos éticos devem ser incluídos no texto submetido aos editores, 3,1% por meio do envio de documento assinado, 25% mediante cópia de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição e/ou do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) aprovado, 12,5% deixa subtendido que o estudo foi realizado dentro das normas, padrões ou princípios éticos, sem a exigência de qualquer tipo de informação, e 43,8% não apresentam nenhuma referência aos autores; (c) 34,4% não inclui considerações sobre as más condutas científicas; e (d) apenas 15% das revistas apresentam algum tópico que explicita as retratações para os casos de má conduta. Argumentamos acerca da importância de os periódicos incluírem, em suas políticas editoriais, aspectos relativos às boas práticas científicas, o que inclui as investigações realizadas com a colaboração de seres humanos, bem como da ampliação do debate acerca das questões éticas nas instituições de ensino e pesquisa, com vistas a uma formação ética dos futuros profissionais e pesquisadores.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Amdur, R. J., & Biddle, C. (1997). Institutional review board approval and publication of human research results. JAMA, 277(11), 909–914. https://doi.org/10.1001/jama.1997.03540350059034

ANPEd — Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. (2019). Ética e pesquisa em educação: subsídios. ANPEd. https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_isbn_final.pdf

Asai, T., & Shingu, K. (1999). Ethical considerations in anaesthesia journals. Anaesthesia, 4(2), 192-197. https://doi.org/10.1046/j.1365-2044.1999.00712.x

Associação Médica Mundial AMM. (2000). Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (WMA). http://www.amb.org.br/_arquivos/_downloads/491535001395167888_DoHBrazilianPortugueseVersionRev.pdf

Barbastefano, R. G., & Souza, C. G. de. (2007). Percepção do conceito de plágio acadêmico entre alunos de engenharia de produção e ações para sua redução. Revista Produção Online, 7(4), 1–18. https://producaoonline.org.br/rpo/article/view/52

Brooks, R., Te Riele, K., & Maguire, M. (2017). Ética e pesquisa em educação. Editora UEPG.

Carvalho, I. C. de M. (2018). Ética e pesquisa em Educação: o necessário diálogo internacional. Práxis Educativa, 13(1), 154–163. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.13i1.0009

Committee On Publication Ethics (COPE) (org.). (2011). Code of Conduct and Best-Practice Guidelines for Journal Editors. https://publicationethics.org/files/Code%20of%20Conduct.pdf

De La Fare, M. (2019). Ética no processo de formação de pesquisadores. In Ética e pesquisa em educação: subsídios (pp. 119–123). ANPEd.

Duarte, L. F. D. (2017). Cronologia da luta pela regulação específica para as Ciências Humanas e Sociais da avaliação da ética em pesquisa no Brasil. Práxis Educativa, 12(1), 267–286. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0015

Fagiani, C. C., & França, R. L. de. (2015). Ética e pesquisa em educação e trabalho: algumas considerações. Laplage Em Revista, 1(2), 48–58.

Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2009). Ética na pesquisa educacional: implicações para a Educação Matemática. In D. Fiorentini, & S. Lorenzato, Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos (3ª ed., pp. 193–206). Autores Associados.

Kleinert, S. & Wager, E. (2011). Responsible research publication: international standards for editors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. In T. Mayer, & N. Steneck (eds.), Promoting Research Integrity in a Global Environment (pp. 317–328). Imperial College Press/World Scientific Publishing.

Mainardes, J. (2017). A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação, 40(2), 160–173. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878

Ministério da Saúde. (1988). Resolução nº 001, 13 de junho de 1988. Conselho Nacional de Saúde. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/1988/Reso01.doc

Ministério da Saúde. (1996). Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Conselho Nacional de Saúde. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/1996/Reso196.doc

Ministério da Saúde. (2012). Resolução nº 466, 12 de dezembro de 2012. Conselho Nacional de Saúde. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Ministério da Saúde. (2016). Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Conselho Nacional de Saúde. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Muralidhar, K. (2019). Introduction. In K. Muralidhar, A. Ghosh, & A. K. Singhvi (org.), Ethics in science education, research and governance (pp. 1–18). Indian National Science Academy. http://insaindia.res.in/pdf/Ethics_Book.pdf

Nassi-Calò, L. (10 de outubro, 2014). Os desafios da retratação: passar a literatura a limpo pode ser difícil [online]. SciELO em Perspectiva. https://blog.scielo.org/blog/2014/10/10/os-desafios-da-retratacao-passar-a-literatura-a-limpo-pode-ser-dificil/

Navaneetha, C. (2011). Editorial policy in reporting ethical processes: A survey of ‘instructions for authors’ in International Indexed Dental Journals. Contemp Clin Dent, 2(2), 84–87. https://doi.org/10.4103/0976-237X.83066

Rowan-Legg, A., Weijer, C., Gao, J., & Fernandez, C. (2009). A comparison of journal instructions regarding institutional review board approval and conflict-of-interest disclosure between 1995 and 2005. Journal of Medical Ethics, 35(1), 74–78. https://doi.org/10.1136/jme.2008.024299

Sardenberg, T., Müller, S. S., Pereira, H. R., Oliveira, R. A. de, & Hossne, W. S. (1999). Análise dos aspectos éticos da pesquisa em seres humanos contidos nas Instruções aos Autores de 139 revistas científicas brasileiras. Revista da Associação Médica Brasileira, 45(4), 295–302. https://doi.org/10.1590/S0104-42301999000400003

Sardenberg, T., Müller, S. S., Pereira, H. R., Oliveira, R. A. de, & Hossne, W. S. (2002). Análise dos aspectos éticos da pesquisa em seres humanos contidos nas instruções aos autores de 38 revistas de ortopedia e traumatologia. Acta Ortopédica Brasileira, 10(2), 15–18. https://doi.org/10.1590/S1413-78522002000200002

Siquelli, S. A., & Hayashi, M. C. P. I. (2015). Ética em pesquisa de educação: uma leitura a partir da resolução 196/96 com expectativas da resolução 466/12. Revista História & Perspectivas, 27(52), 65–81. https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30961

Spinak, E. (13 de agosto, 2014). Ética editorial — os plágios devem ser retratados? — não todos. SciELO em Perspectiva. https://blog.scielo.org/blog/2014/08/13/etica-editorial-os-plagios-devem-ser-retratados-nao-todos/

Strech, D., Metz, C., & Knüppel, H. (2014). Do Editorial Policies Support Ethical Research? A Thematic Text Analysis of Author Instructions in Psychiatry Journals. PLoS ONE, 9(6), e97492. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0097492

Tavares-Neto, J., & Azevêdo, S. E. (2009). Destaques éticos nos periódicos nacionais das áreas médicas. Revista da Associação Médica Brasileira, 55(4), 400–404. https://doi.org/10.1590/S0104-42302009000400013

The Belmont Report: Ethical Guidelines for the Protection of Human Subjects. (1976).Washington: DHEW Publications (OS) 78-0012, 1978. https://www.hhs.gov/ohrp/regulations-and-policy/belmont-report/read-the-belmont-report/index.html

Thompson, D. F. (1993). Understanding financial conflicts of interest. N Engl J Med, 329(8), 573–576. https://doi.org/10.1056/NEJM199308193290812

United Nations Organization (ONU). (1949). The Nüremberg code. http://history.nih.gov/research/downloads/nuremberg.pdf

Downloads

Published

2023-04-29

How to Cite

Vilela, L. Z. L., & Londero, L. (2023). Ética na Pesquisa em Educação em Ciências: Análise da Política Editorial de Periódicos Brasileiros. Brazilian Journal of Research in Science Education, e46016, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u301328

Issue

Section

Artigos