Uma Metodologia de Pesquisa Sobre a Construção de Conhecimentos em Circuitos Elétricos Lineares Elaborada com Base no Método Clínico Piagetiano
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20171731011Keywords:
Epistemologia Genética, Aprendizagem Tecnológica, Método Clínico, Circuitos Elétricos.Abstract
Este artigo apresenta a metodologia de pesquisa desenvolvida para investigar a construção do conhecimento de estudantes bem como a sua compreensão sobre o conceito da resistência interna de uma fonte de tensão, representado pelo fenômeno cotidiano da redução do brilho de uma lâmpada ao se ligar um chuveiro. Adotou-se como referencial teórico, na área de Educação, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, e na área de Eletricidade, a Teoria de Circuitos Elétricos Lineares (TCEL). Para a metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, mediante o uso da estratégia de estudos de casos múltiplos. As entrevistas foram semiestruturadas, inspiradas e adaptadas do Método Clínico Piagetiano com a intenção de identificar e analisar as explicações e as relações que os estudantes estabeleciam com o modelo teórico que explica o fenômeno. Assim, pretende-se apresentar aos leitores docentes possibilidades de utilização desse material como referência, reflexão e estímulo para a investigação das suas próprias práticas em sala de aula, bem como para a elaboração de ações pedagógicas que acompanhem a aprendizagem dos estudantes no contexto de cursos tecnológicos de eletricidade, eletrônica ou afins, tanto no Ensino Médio como no Superior. Por isso, são detalhadas todas as etapas de elaboração do instrumento de coleta de dados, são citadas respostas dos entrevistados, são apresentadas reflexões sobre cuidados e benefícios da metodologia para possibilitar a tomada de consciência dos atores sobre outros pontos de vista, e, por fim, são discutidas possibilidades de elaboração de atividades interativas e prospectivas para o uso em sala de aula.
Downloads
References
Battro, A. M. (1978). Dicionário terminológico de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira.
Bovet, M., Inhelder, B., & Sinclair, H. (1977). Aprendizagem e estruturas do conhecimento. São Paulo: Saraiva.
Delval, J. (2002). Introdução à prática do método clínico: Descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed.
Delval, J. (2010). Aprender investigando. In F. Becker, T. Marques, & B. Iwasko (Orgs.), Ser professor é ser pesquisador (pp. 115–128). Porto Alegre, RS: Mediação.
Garcia, R., & Piaget, J. (1987). Psicogênese e História das Ciências. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Globo Comunicação e Participações S.A. (s/d) Educação. Enem 2013: questão 75. Recuperado de http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/75.html.
Gouveia, A. A. (2007). Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos (Dissertação de Mestrado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina), Londrina.
Macedo, L. (2010). Ensaios construtivistas. 6. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Piaget, J. (1926). A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Distribuidora Record de Serviços de Imprensa.
Piaget, J. (1975). A Teoria de Piaget. In L. Carmichael, Manual de Psicologia da Criança: Vol. 4. Desenvolvimento Cognitivo I. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo.
Piaget, J. (1977). A Tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos.
Piaget, J. (1978). Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos.
Piaget, J. (1990). A formação do símbolo na criança. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos.
Piaget, J. (1998). Sobre a Pedagogia: Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.