Compartilhando uma Proposta Art(sci)culada no Formar de Docentes e de Cientistas da Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u841872

Palabras clave:

Artes Expressivas na Abordagem Centrada No(a) Aluno(a), Pluralismo e Relativismos Feyerabendianos, Atividade Didática

Resumen

No contribuir de um (re)humanizar da área educativa e científica, visa-se elaborar uma proposta didática, art(sci)culada e direcionada particularmente (mas não só) a licenciandos(as) e bacharelandos(as) do campo da física. Atividade, esta, mobilizada pelo referencial educacional de Carl R. Rogers — alinhado à proposta das artes expressivas de Natalie Rogers — e pela epistemologia de Paul K. Feyerabend. A temática envolvida — presente em uma história em quadrinhos e nos textos a ela associados — abarca discussões sobre as transformações do pensar e do fazer ciência-física registradas de modo pictórico por alguns povos e em certos momentos históricos. Na ‘Expo(r)-(po)sição Art(sci)culada’ se propõe o desenvolvimento de (mini)projetos artísticos relacionados aos debates históricos-filosóficos supracitados. Por fim, apresentam-se cenários passíveis e viáveis de implementação da atividade — evidenciando que ela é praticável em condições factuais, sobretudo, de Institutos e de Universidades.

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Publicado

2022-07-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Compartilhando uma Proposta Art(sci)culada no Formar de Docentes e de Cientistas da Física. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e36932, 1-32. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u841872