Análise de Conhecimentos Docentes Sobre Argumentação: Um Estudo dos Portfólios dos Licenciandos em Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14691494

Palabras clave:

Conhecimentos Docentes, Argumentação, Ensino Explícito, Formação Inicial de Professores, Portfólio

Resumen

Os objetivos deste estudo são: analisar quais conhecimentos docentes sobre argumentação são mobilizados por licenciandos em Química em seu portfólio ao vivenciar uma disciplina cujo ensino de argumentação foi explícito; e avaliar se há contribuições do uso do portfólio para compreender os conhecimentos sobre argumentação desses futuros professores e quais são elas. Para isso, categorias a priori e emergentes dos dados foram utilizadas para analisar os portfólios dos licenciandos. Os resultados demonstram que os futuros professores de Química manifestaram conhecimentos docentes relacionados a aspectos estruturais-lógicos da argumentação, as estratégias e aos materiais instrucionais que sustentam a argumentação em salas de aula. Eles também expressaram conhecimentos docentes reflexivos sobre aspectos estruturais-lógicos da argumentação, estratégias e materiais instrucionais que apoiam a argumentação. As conclusões deste estudo sugerem que a manifestação de todos esses conhecimentos pode estar associada ao ato de conjugar a construção de portfólios ao contexto de ensino explícito de argumentação ao longo de toda a disciplina. Assim, além de os portfólios terem tido o potencial para mapear os conhecimentos docentes argumentativos, eles ofereceram também suporte à expressão e ao desenvolvimento de conhecimentos sobre essa temática.

Biografía del autor/a

  • Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Marina Martins. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da área de Ensino de Química. Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, lecionando para turmas do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. Editora assistente da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, revisora deste periódico e dos periódicos Educação em Revista, Química Nova na Escola e Revista Debates em Ensino de Química, entre outros. Atualmente está membro do grupo de pesquisa PEQUI e da associação científica ABRAPEC. Seus temas de interesses são: ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências. 

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Publicado

2022-12-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Análise de Conhecimentos Docentes Sobre Argumentação: Um Estudo dos Portfólios dos Licenciandos em Química. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e42209, 1-26. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14691494