Análise de Conhecimentos Docentes Sobre Argumentação: Um Estudo dos Portfólios dos Licenciandos em Química
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14691494Keywords:
Conhecimentos Docentes, Argumentação, Ensino Explícito, Formação Inicial de Professores, PortfólioAbstract
Os objetivos deste estudo são: analisar quais conhecimentos docentes sobre argumentação são mobilizados por licenciandos em Química em seu portfólio ao vivenciar uma disciplina cujo ensino de argumentação foi explícito; e avaliar se há contribuições do uso do portfólio para compreender os conhecimentos sobre argumentação desses futuros professores e quais são elas. Para isso, categorias a priori e emergentes dos dados foram utilizadas para analisar os portfólios dos licenciandos. Os resultados demonstram que os futuros professores de Química manifestaram conhecimentos docentes relacionados a aspectos estruturais-lógicos da argumentação, as estratégias e aos materiais instrucionais que sustentam a argumentação em salas de aula. Eles também expressaram conhecimentos docentes reflexivos sobre aspectos estruturais-lógicos da argumentação, estratégias e materiais instrucionais que apoiam a argumentação. As conclusões deste estudo sugerem que a manifestação de todos esses conhecimentos pode estar associada ao ato de conjugar a construção de portfólios ao contexto de ensino explícito de argumentação ao longo de toda a disciplina. Assim, além de os portfólios terem tido o potencial para mapear os conhecimentos docentes argumentativos, eles ofereceram também suporte à expressão e ao desenvolvimento de conhecimentos sobre essa temática.
References
Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo. Edições 70.
Berland, L. K., & McNeill, K. L. (2012). For whom is argument and explanation a necessary distinction? A response to Osborne and Patterson. Science Education, 96(5), 808–813. https://doi.org/10.1002/sce.21000
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research Methods in Education. Routledge.
Collins, A. (1992). Portfolios for science education: Issues in purpose, structure, and authenticity. Science Education, 76(4), 451–463. https://doi.org/10.1002/sce.3730760408
Correa, H. L. S. (2011). Análise das capacidades argumentativas de professores de química recém formados na Universidade Federal de Minas Gerais (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais). Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8RWQX4
Duschl, R. (15–17 de Maio, 2017). Designing Knowledge-Building Practices in 3 Part Harmony: Coordinating Curriculum Instruction-Assessment with Conceptual Epistemic-Social Learning Goals. Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, São Paulo, São Paulo.
Duschl, R., & Osborne, J. (2002). Supporting and Promoting Argumentation Discourse in Science Education. Studies in Science Education, 38(1), 39–72. https://doi.org/10.1080/03057260208560187
Firme, M. V. F., & Galiazzi, M. C (2014). A Aula Experimental Registrada em Portfólios Coletivos: A Formação Potencializada pela Integração entre Licenciandos e Professores da Escola Básica. Química Nova na Escola, 36(2), 144–149. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140017
Hernández, F. (1998).Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho (Trad. J. H. Rodrigues). Artmed.
Ibraim, S. S., & Justi, R. (2016). Teachers’ knowledge in argumentation: contributions from explicit teaching in an initial teacher preparation programme. International Journal Science Education, 38(12), 1996–2025. https://doi.org/10.1080/09500693.2016.1221546
Ibraim, S. S., & Justi, R. (2018). Ações docentes favoráveis ao ensino envolvendo argumentação: estudo da prática de uma professora de química. Investigações em ensino de Ciências, 23(2), 311–330. https://doi.org/10.1590/1516-731320170040005
Jiménez-Aleixandre, M. P. (2010). 10 Ideas Clave: Competencias en argumentación y uso de pruebas. Graó.
Lourenço, A. B., & Queiroz, S. L. (2020). Argumentação em aulas de química: estratégia de ensino em destaque. Química Nova, 43(9), 1333–1343. http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170594
Martins, M. (2022). Analysis of High School Students’ Argumentative Dialogues in Different Modelling Situations. Science & Education, 1–38. https://doi.org/10.1007/s11191-022-00372-w
Martins, M., & Justi, R. (2019). An Instrument for Analyzing students’ Argumentative Reasoning in the Discussion of Socio-Scientific Controversies. International Journal of Science Education, 41(6), 713–738. https://doi.org/10.1080/09500693.2019.1579005
Martins, M., & Macagno, F. (2021). Argumentação na educação em Ciências: algumas questões metodológicas para o debate. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(4), 1–23. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n4a05
Martins, M., & Macagno, F. (2022). An analytical instrument for coding and assessing argumentative dialogues in science teaching contexts. Science Education, 106(3), 573–609. https://doi.org/10.1002/sce.21708
McNeill, K. L., & Knight, A. M. (2013). Teachers’ Pedagogical Content Knowledge of Scientific Argumentation: The Impact of Professional Development on K–12 Teachers. Science Education, 97(6), 936–972. https://doi.org/10.1002/sce.21081
Ministério da Educação (MEC) (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
Ministério da Educação (MEC) (2019). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (BNC-Formação). http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file
Ministério da Educação (MEC) (2020). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file
Nascimento, J. V., Ramos, T. T., & Aroeira, K. P. (2011). A formação do professor: contribuição do processo de estágio supervisionado em educação física. Fiep Bulletin, 81(spe), 1–6. http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/88
Ogan-Bekiroglu, F., & Eskin, H. (2012). Examination of the Relationship between Engagement in Scientific Argumentation and Conceptual Knowledge. International Journal of Science and Mathematics Education, 10(6), 1415–1443. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-012-9346-z
Osborne, J. (2014). Teaching Scientific Practices: Meeting the Challenge of Change. Journal Science Teacher Education, 25(2), 177–196. http://dx.doi.org/10.1007/s10972-014-9384-1
Ozdem, Y., Ertepinar, H., Cakiroglu, J., & Erduran, S. (2013). The nature of pre-service science teachers’ argumentation in inquiry-oriented laboratory context. International Journal of Science Education, 35(15), 2559–2586. https://doi.org/10.1080/09500693.2011.611835
Sandoval, W. A., & Millwood, K. A. (2008). What Can Argumentation Tell Us About Epistemology? In S. Erduran, & M. P. Jiménez-Aleixandre (Eds.), Argumentation in Science Education - Perspectives from classroom-based research (pp. 71–88). Springer.
Simon, S., Erduran, S., & Osborne, J. (2006). Learning to Teach Argumentation: Research and development in the science classroom. International Journal of Science Education, 28(2–3), 235–260. https://doi.org/10.1080/09500690500336957
Venville, G. J., & Dawson, V. M. (2010). The Impact of a Classroom Intervention on Grade 10 Students’ Argumentation Skills, Informal Reasoning, and Conceptual Understanding of Science. Journal of Research in Science Teaching, 47(8), 952–997. https://doi.org/10.1002/tea.20358
Veloso, G. L. F., Mendonça, P. C. C., & Mozzer, N. B. (2020). Compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em Química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciência, 22(1),1–23. https://doi.org/10.1590/1983-21172020210145
Villas Boas, B. M. F. (2005). O Portfólio no curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, 26(90) 291–306. https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013
Vygotsky, L. S. (1986). Thought and Language. MIT Press.
Wenzel, J. (1990). Three Perspectives on Argument. In R. Trapp, & J. Schuetz (Eds.), Perspectives on Argumentation: Essays in Honour of Wayne Brockriede. Waveland Press.
Zembal-Saul, C. (2009). Learning to Teach Elementary School Science as Argument. Science Education, 93(4), 687–719. https://doi.org/10.1002/sce.20325
Zanellato, J. R. (2008). O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais (Dissertação de Mestrado, Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo). Repositório Institucional PUC-Campinas. https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/15338
Zeichner, K. M. (2008). Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, 29(103), 535–554. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200012
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Marina Martins, Franklin Kaic Dutra-Pereira, Michele Marcelo Silva Bortolai
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.