O Uso do Livro Didático de Ciências de 6º a 9º Ano: Um Estudo com Professores Brasileiros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u709746

Palabras clave:

livro didático de Ciências, uso do livro didático, Ensino Fundamental, Programa Nacional do Livro Didático

Resumen

O livro didático (LD) de Ciências possui ainda em dias atuais um papel central nos processos pedagógicos nas escolas brasileiras. O objetivo desta investigação é identificar os usos do LD de Ciências nas práticas pedagógicas de professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se um estudo com a participação de 427 professores de Ciências das escolas públicas brasileiras deste nível de ensino. Os resultados revelam que o LD de Ciências continua a ser um recurso amplamente utilizado entre os professores investigados. Ainda, o LD possui grande importância como elemento norteador do planejamento, da preparação das aulas e como material de atualização e formação do docente. Por último, são sugestões deste trabalho a manutenção e o fortalecimento do Programa Nacional do Livro Didático enquanto uma política de Estado para o benefício dos estudantes da rede pública, bem como a adoção de um modelo desse programa em que o LD se torne um recurso consumível pelos alunos, podendo ser transportado livremente entre escolas e domicílios, potencializando o uso desse material. Sugere-se ainda um olhar mais atento às formações inicial e continuada de professores de Ciências para as questões referentes ao uso do LD nos processos pedagógicos da Educação Básica, acreditando que um docente que tenha acesso a essas possibilidades possa se tornar um profissional com maior conhecimento sobre as várias formas de usos do LD em seu trabalho.

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Biografía del autor/a

Marcelo D'Aquino Rosa, Unicamp / Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática/PECIM

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT - UFSC). Doutorando no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - Unicamp).

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Publicado

2019-12-05

Cómo citar

D’Aquino Rosa, M., & Artuso, A. R. . (2019). O Uso do Livro Didático de Ciências de 6º a 9º Ano: Um Estudo com Professores Brasileiros. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 709–746. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u709746

Número

Sección

Artigos