A Teoria dos Campos Conceituais e o Ensino de Ciências: Uma Revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u523552

Palavras-chave:

ensino de ciências, teoria dos campos conceituais, revisão bibliográfica

Resumo

No presente manuscrito buscou-se conhecer as principais linhas de investigação do uso da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) no ensino de ciências naturais (Química, Física e Biologia) exploradas em pesquisas de periódicos nacionais e internacionais e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC). Para tanto, foi realizada uma revisão em periódicos da área de ensino de ciências no intervalo de 2008 a 2018 e nas atas de 2007 a 2017 do ENPEC. A partir da busca realizada foram localizados 66 trabalhos, entre estudos teóricos e empíricos, abordando a temática. A análise indicou as potencialidades da TCC na construção de conceitos pelos sujeitos em diferentes níveis de ensino e na evolução em campos conceituais, bem como no auxílio a professores na elaboração de procedimentos metodológicos que favorecem o ensino de conceitos científicos.

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

Cunha, K. M. A., & Ferreira, L. N. de A. (2020). A Teoria dos Campos Conceituais e o Ensino de Ciências: Uma Revisão. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 523–552. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u523552

Edição

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Artigos