Perguntas elaboradas por graduandos em química a partir da leitura de textos de divulgação científica

Autores

  • Luciana Nobre de Abreu Ferreira Universidade de São Paulo - USP
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Leitura, Ensino de Química, Análise do Discurso.

Resumo

Recentemente, vários autores têm descrito diversas abordagens para introduzir a escrita em cursos superiores de química. Uma forma de incorporar a escrita em sala de aula é estimular a formulação de perguntas pelos estudantes. Neste manuscrito, investigamos as questões formuladas por alunos de graduação em química a partir da leitura do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química. Os dados foram analisados segundo a Análise de Discurso de linha francesa, na perspectiva de Eni Orlandi, especialmente com base na noção de tipologia do discurso. Os alunos, em pequenos grupos, foram convidados a ler dois capítulos do livro e a formular perguntas sobre ele. Os resultados indicaram os textos de divulgação científica como mediadores para posicionamentos incomuns em aulas do nível superior de química, sugerindo a viabilidade da proposta neste nível de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Ferreira, L. N. de A., & Queiroz, S. L. (2012). Perguntas elaboradas por graduandos em química a partir da leitura de textos de divulgação científica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 139–160. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4223

Edição

Seção

Artigos