Acesso e Transição nos Níveis Representacionais durante a Construção de Modelos Explicativos acerca de Interações Intermoleculares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u225253

Palabras clave:

Ensino de Química, Níveis representacionais, Visualizações, Metavisualização, Interações intermoleculares

Resumen

A química pode ser compreendida por meio de três níveis representacionais: macro, submicro e o simbólico, sendo que a relação entre eles precisa ser adequadamente estabelecida. Visando investigar esses aspectos, essa pesquisa teve como objetivo compreender os níveis representacionais acessados pelos alunos, suas dificuldades e o papel da estratégia metavisual durante a elaboração de modelos explicativos acerca de interações intermoleculares. Para isso, participaram 3 graduandos de uma universidade pública brasileira, durante a disciplina de Práticas de Ensino de Química II. Todo o processo foi documentado com base em gravações audiovisuais, contemplando a técnica “think aloud”, em que os alunos analisados criaram desenhos propondo modelos explicativos para misturas, considerando-se as interações intermoleculares presentes. Posteriormente, foram feitas as transcrições e a partir delas, algumas categorizações. Os resultados indicaram que os alunos conseguiram fazer transições entre os níveis, sendo mais preponderantes as transições referentes ao submicro, mesmo sendo o de maior abstração. Utilizaram o macro de forma reflexiva, possibilitando transições com o submicro para validação de modelos, enquanto para o simbólico foram apresentados entraves relacionados às representações. Com relação à atividade metavisual, inferiu-se que contribuiu de forma satisfatória no entendimento dos níveis representacionais, uma vez que possibilitou um intenso exercício metacognitivo de construção e reconstrução de conceitos científicos. Finalizando, neste trabalho foi proposto um novo modelo de categorização para os níveis representacionais, considerando-se tanto o acesso como a transição nos níveis representacionais.

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Biografía del autor/a

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Doutora e mestre em Ensino de Ciências; bacharel e licenciada em Química pela USP. Experiência em docência e na formação de professores. Desde 2016, é professora na UFABC e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Pesquisa na área de ensino de ciências e de química, pesquisando aspectos da metacognição no ensino-aprendizagem, uso de imagens, níveis representacionais, aulas investigativas, avaliação no ensino de ciências/química e na educação para surdos (ensino de Ciências).

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Publicado

2021-03-04

Cómo citar

Fernandes, B. G., & Locatelli, S. W. (2021). Acesso e Transição nos Níveis Representacionais durante a Construção de Modelos Explicativos acerca de Interações Intermoleculares. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e20017, 1–29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u225253

Número

Sección

Artigos