A Formação de Comunidades de Prática no Ensino de Física: Uma Análise a Partir de Grupos de Estudo de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u12751306

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação de professores, Comunidade de prática, Estudo de aula

Resumo

O desenvolvimento profissional é algo que tem sido discutido e é considerado elemento chave para a melhoria da educação, ocorrendo, segundo diversos autores, de forma mais efetiva em ações colaborativas. Uma destas formas é através do estudo de aula. O estudo de aula é uma metodologia japonesa que foi adaptada, em nosso estudo, para ser utilizada em comunidades de prática. Comunidade de prática consiste em um grupo que se reúne para desenvolver maneiras compartilhadas de buscar interesses comuns. Desta forma, foram criados dois grupos com professores e licenciandos em física nos quais foram desenvolvidas, através de estudo de aula, aulas de investigação, as quais foram aplicadas em diferentes turmas, observadas e discutidas pelos pares. Utilizamos os indicadores de presença de comunidades de prática de Wenger para verificarmos se as atividades de estudo de aula propiciaram a formação destas. Como resultados nós verificamos durante os encontros formativos nos dois grupos a existência de 11 dos 14 indicadores citados. Desta forma, podemos concluir que as atividades de estudo de aula realizadas acarretaram na formação de duas diferentes comunidades de prática e estas possibilitaram o desenvolvimento profissional de todos os atores envolvidos.

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Biografia do Autor

Valéria Campos dos Santos, Escola Alef Peretz

Possui graduação em Química e mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo. 

Agnaldo Arroio, Universidade de São Paulo

Possui graduação e mestrado em Química (Físico-Química) e doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, graduação em Bacharelado em Imagem e Som: Produção Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos, Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e livre-docência em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orienta e supervisiona mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação e Ensino de Ciências.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Rodrigues, M., Santos, V. C. dos, & Arroio, A. (2020). A Formação de Comunidades de Prática no Ensino de Física: Uma Análise a Partir de Grupos de Estudo de Aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 1275–1306. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u12751306

Edição

Seção

Artigos