Análise da Interação entre o Leitor e o Livro Didático: Um Estudo nos Livros de Ciências dos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u327350Palabras clave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), Ensino de Ciências, Livro Didático de CiênciasResumen
O objetivo deste estudo foi identificar as perspectivas de interação entre o leitor e o livro didático por meio das TDIC e, para isso, foram analisados os livros didáticos (LD) de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprovados no PNLD de 2019. A investigação foi desenvolvida a partir de uma análise documental e bibliográfica que, a partir das 14 coleções aprovadas, distribuídas em 70 livros didáticos, possibilitou a criação de seis categorias de análise que expressam as formas de inserção das TDIC nos materiais estudados considerando-se a frequência com que referências às tecnologias emergem nos textos. Nota-se a presença de seis categorias que evidenciam desde a disponibilidade de links para busca de informações e realização de atividades externas ao livro até a divulgação de imagens relacionadas às TDIC. No movimento de desvelamento destas categorias, propomos que existem dois tipos de perspectivas de interação entre o leitor e os livros didáticos de Ciências analisados. A primeira forma de interação se dá por meio de imagens e textos que direcionam para o próprio livro. A segunda forma de interação refere-se ao direcionamento para que o estudante busque informações externas ao livro didático, no sentido de complementar a formação de caráter científico.
Descargas
Citas
Baganha, D. E., & Garcia, N. M. (2011). O papel e o uso do livro didático de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. In VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências — ENPEC, (pp. 1–12). Campinas, SP. http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1526-1.pdf
Belloni, M. L., & Gomes, N. G. (2008). Infância, mídias e aprendizagem: Autodidaxia e colaboração. Educação & Sociedade, 29(104), 717–746. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000300005
Bittencourt, C. (2005). Livros Didáticos entre Textos e Imagens. In C. Bittencourt (Org.), O Saber Histórico na sala de Aula (pp. 69–90). Editora Contexto. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4246858/mod_resource/content/1/Livros%20did%C3%A1ticos%20entre%20textos%20e%20imagens
Bogdan, R., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Brasil (2020). Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/
Caiado, R. V. (2011). Novas tecnologias digitais de informação e comunicação e o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. (Tese de Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3900
Carvalho, S. A. (2016). As interações imagem-texto em material didático online para a formação a distância de professores de inglês. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada). Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE. http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2020/01/TESE_S%C3%82MIA-ALVES-CARVALHO.pdf
Chassot, A. I. (2003). Alfabetização científica: Uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, (22), 89–100. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009
Coscarelli, C. V., & Martins, E. (2009). O livro didático como agente de letramento digital. In Costa Val, M. da G. (Org.), Alfabetização e língua portuguesa: Livros didáticos e práticas pedagógicas (pp. 171–188). Autêntica Editora, Ceale/FaE.
Costa, S. R. S., Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. (2015). Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 603–610. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912
Batista Filho, O. H. (2011). A infância e a computação. http://www.hardware.com.br/artigos/infancia-computacao
Fellini, R. (2012). Livro Didático, Interação e Ensino. Fragmentum, 35(2), 42–49. https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/viewFile/7873/4743
Garcia, Nilson Marcos Dias. (2012). Livro didático de Física e de Ciências: Contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educar em Revista, (44), 145–163. https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000200010
Gatti, B. A. (2002). A construção da pesquisa em educação no Brasil. Plano Editora.
Kenski, V. M. (2003). Tecnologias e Ensino Presencial e à Distância: Práticas Pedagógicas. Papirus.
Leite, A. E., Garcia, N. M. D., & Rocha, M. (2011). Tendências de Pesquisa Sobre os Livros Didáticos de Ciências e Física. In X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, (pp. 11739–51). Curitiba, PR. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/6243_3800.pdf
Libâneo, J. C. (2001). Adeus professor, adeus professora. Cortez.
Liz, L. L. de, & Quarezemin, S. (2014). Formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica na modalidade EaD: Ensino de língua materna e a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação. Educar em Revista, (spe 4), 173–190. https://doi.org/10.1590/0104-4060.38659
Lüdke, M., & André, M. E. (1996). Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. EPU.
Marcondes, M. E. R. (2018). As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular. Estudos Avançados, 32(94), 269–284. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0018
Martins, I. Gouvêa, G., & Piccinini, C. (2005). Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, 57(4), 38–40. http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000400021&lng=en&tlng=pt.
MEC (2008). Guia de Tecnologias Educacionais. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/guia_de_tecnologias_educacionais.pdf
MEC (2017). Edital de Convocação 01/2017– CGPLI Edital de Convocação Para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas Para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2019. https://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/165-editais?download=11304:edital-pnld-2019-consolidado
MEC (2018a). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_
MEC (2018b). Divulga resultado final da etapa de avaliação pedagógica do Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2019 — Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental — Edital 01/2017/CGPLI. Diário Oficial da União. http://www.imprensanacional.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/37026711/do1-2018-08-16-portaria-n-30-de-15-de-agosto-de-2018-37026402
MEC (2019). Guia Digital PNLD. https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/escolha
MEC (2020). PNLD — Estatística dos Dados do Programa do Livro. https://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos
Moreira, K., & Rodrigues, E. (2014). O livro didático e as tecnologias de informação e comunicação na educação escolar: O livro didático sobreviverá às novas tecnologias?. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, 1(2), 57–68. http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3260
Pessoa, R. R. (2009). O livro didático na perspectiva da formação de professores. Trabalhos em Linguística Aplicada, 48(1), 53–69. https://doi.org/10.1590/S0103-18132009000100005
Rosa, M. D., & Mohr, A. (2016). Seleção e uso do livro didático: um estudo com professores de ciências na rede de ensino municipal de Florianópolis. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 18(3), 97–115. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180305
Rowan, C. (2014). 10 razões pelas quais dispositivos portáteis devem ser proibidos para crianças com idade inferior a 12 anos. https://antesqueelescrescam.com/2014/03/11/10-razoes-para-se-proibir-tecnologia-para-criancas/comment-page-1/
Ruas, K. C. (2016). Processos de interação mediada pelas TDIC em curso a distância via web. (Dissertação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias). Campus Anápolis, Universidade Estadual de Goiás.
Santos, W., & Carneiro, M. H. (2013). Livro Didático de Ciências: Fonte de Informação ou Apostila de Exercícios?. Revista Contexto & Educação, 21(76), 201–222. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.201-222
Schmitt, C. da S., & Domingues, M. J. C. de S. (2016). Estilos de aprendizagem: Um estudo comparativo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 21(2), 361–386. https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200004
Silva, R., & Barbosa, A. (2016). Ensino de ciências e tecnologias digitais: Desafios e potencialidades. Ciclo Revista, 1(2). https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/article/view/218
Silva, I. M. M., Silva, A. P. T. B., Mota A. C., & Calado E. F. N. (2017). Materiais Didáticos Dialógicos Para Ead: Conexões Com as Histórias em Quadrinhos. In XXIII Congresso Internacional ABED de Educação a Distância – Ciaed, (pp. 1–10). Recife-PE. http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/183.pdf
Silva, W., & Kalhil, J. (2018). Tecnologias digitais no ensino de ciências: Reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, 2(1), 77–91. https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.19155site.pdf
Soares, M. H. (2013). Jogos em Ensino de Química. Kelps.
Viveiro, A. A., & Diniz, R. E. (2009). As atividades de campo no ensino de ciências: Reflexões a partir das perspectivas de um grupo de professores. In R. Nardi (Org.), Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores [online] (pp. 27–42). São Paulo: Editora UNESP. http://iseo.com.br/wp-content/uploads/2015/05/022-Ensino-de-ci%C3%AAncias-e-matem%C3%A1tica-I-temas-sobre-a-forma%C3%A7%C3%A3o-de-professores.-Nardi-Roberto.pdf
Wesendonk, F. S., Rodrigues, L. Z., & Terrazzan, E. A. (2011). Atividades Didáticas Experimentais em Livros Didáticos do PNLD para o Ensino de Biologia e Física. In VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências — ENPEC, (pp. 1–12). Campinas, SP. http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1670-1.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Joao Ferreira Sobrinho Junior, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.