O Óleo no Nordeste Brasileiro: Aspectos da (an)alfabetização Científica e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11871215Palabras clave:
Alfabetização Científica e Tecnológica, Desastre Ambiental, MídiaResumen
O objetivo deste trabalho é analisar e discutir as atitudes e ações das pessoas frente ao derramamento de petróleo no litoral nordestino brasileiro, e divulgadas na mídia, na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de Fourez (2005). O vazamento é considerado um dos maiores desastres ambientais do país, com incalculáveis impactos ambientais, econômicos e na saúde pública. Vinte e quatro reportagens publicadas na época pela maior mídia brasileira, o Grupo Globo, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, verificou-se que que parte significativa das atitudes e ações frente ao derramamento de óleo não estava amparada por conhecimentos científico-tecnológicos. Os recursos tecnológicos utilizados no monitoramento do óleo destacados pela mídia partiram de iniciativas pontuais, privadas ou estrangeiras. Conclui-se que a ACT poderia conduzir de outra forma as atitudes e ações, promovendo uma comunicação mais efetiva e igualitária entre as pessoas envolvidas diretamente com o derramamento de óleo ou a partir da mídia para a sociedade em geral.
Descargas
Citas
Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e biocombustíveis (2020). PNC acionado para vazamento de óleo no litoral brasileiro é desmobilizado. https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/pnc-acionado-para-vazamento-de-oleo-no-litoral-brasileiro-e-desmobilizado
Andrade, M. J. D. de, & Abílio, F. J. P. (2018). Alfabetização Científica no Ensino de Biologia: Uma Leitura Fenomenológica de Concepções Docentes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(2), 429–453. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182429
Araújo, M. E., Ramalho, C. W. N. & Melo, P. W. (2020). Pescadores artesanais, consumidores e meio ambiente: consequências imediatas do vazamento de petróleo no Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 36(1), 1–6. https://doi.org/10.1590/0102-311X00230319
Brum, H. D., Campos-Silva, J. V. & Oliveira, E. G. (2020). Brazil oil spill response: Government inaction. Science, 367(6474), 155–156. https://doi.org/10.1126/science.aba0369
Caldas, G. (2006). Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educação & Sociedade, 27 (94), 117–130. https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100006
Carmo, E. H. & Teixeira, M. G. (2020). Desastres tecnológicos e emergências de saúde pública: o caso do derramamento de óleo no litoral do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 36(2), 1–7. https://doi.org/10.1590/0102-311X00234419
Chagas, V., Modesto, M., & Magalhães, D. (2019). O Brasil vai virar Venezuela: medo, memes e enquadramentos emocionais no WhatsApp pró-Bolsonaro. Esferas, (14), 1–17. http://dx.doi.org/10.31501/esf.v0i14.10374
Correia, M. (2019). O destino incerto do óleo que atinge o litoral do Nordeste. https://apublica.org/2019/12/o-destino-incerto-do-oleo-que-atinge-o-litoral-do-nordeste/
Disner, G. R. & Torres, M. (2020). The environmental impacts of 2019 oil spill on the Brazilian coast: Overview. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 7(15), 241–256. https://doi.org/10.21438/rbgas(2020)071518
Fioravanti, C. (2019). Os caminhos da mancha. Pesquisa Fapesp, 286, 48–50. https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2019/12/048-050_Oleo_286.pdf
Fourez, G. (2005). Alfabetización Científica y Tecnológica: Acerca de las finalidades de la Enseñanza de las Ciencias. Colihue.
Governo do Brasil (2019a). Mancha no litoral do Brasil. https://www.brasil.gov.br/manchanolitoral/o-oleo/
Governo do Brasil (2019b). Decreto nº 9.741 de 29 de março de 2019. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9741.htm
IBAMA (2019). Manchas de óleo litoral brasileiro. https://www.ibama.gov.br/phocadownload/emergenciasambientais/2020/manchasdeoleo/ibama-manchasdeoleo-desmobilizacao-cartilha_v2.pdf
IBAMA (2020). Boletim Fauna. https://www.ibama.gov.br/phocadownload/emergenciasambientais/2020/manchasdeoleo/2020-02-12-ibama-manchasdeoleo-boletim-fauna.pdf
Instituto Mineiro de Gestão das Águas (2019). Caderno 1 ano — Rompimento das Barragens da Vale em Brumadinho. feam/IEF/Igam.
Lourenço, R. A., Combi, T., Alexandre, M. R., Sasaki, S. T., Zanardi-Lamardo, E. & Yogui, G. T. (2020). Mysterious oil spill along Brazil’s northeast and southeast seaboard (2019–2020): Trying to find answers and filling data gaps. Marine Pollution Bulletin, 156, 1–6. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2020.111219
Magris, R. A., & Giarrizzo, T. (2020). Mysterious oil spill in the Atlantic Ocean threatens marine biodiversity and local people in Brazil. Marine Pollution Bulletin, 153, 1–3. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2020.110961
Marinha do Brasil (2019a). Combate ao óleo. https://www.marinha.mil.br/combate-ao-oleo
Marinha do Brasil (2019b). Nota à imprensa (09 de dezembro de 2019). https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/nota_a_imprensa_09dez_comunidade_cientifica.pdf
Marinha do Brasil (2019c). Nota à imprensa (25 de outubro de 2019). https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/nota_a_imprensa_25ut.pdf
Michaelis (2020). Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues
Milaré, T., Richetti, G. P. & Silva, L. A. R. (2020). Solução Mineral Milagrosa: um tema para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. Ciência & Educação, 26, 1–11. https://doi.org/10.1590/1516-731320200005
Ministério da Saúde (2019). Recomendações à população sobre o derramamento do petróleo. https://antigo.mdr.gov.br/images/ascom/Cartilha_%C3%B3leo_logo_vertical_-_com_aprova%C3%A7%C3%A3o_MS_1.pdf
Ministério Público Federal (2019). Operação Mácula: MPF e PF no RN obtêm mandados envolvendo navio suspeito de derramamento de óleo. http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/operacao-macula-mpf-e-pf-no-rn-obtem-mandados-envolvendo-navio-suspeito-de-derramamento-de-oleo
MOM-Brasil (2017). Mídia. http://brazil.mom-rsf.org/br/midia/
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191–211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
Pena, P. G. L., Northcross, A. L., Lima, M. A. G. D. & Rêgo, R. D. C. F. (2020). Derramamento de óleo bruto na costa brasileira em 2019: emergência em saúde pública em questão. Cadernos de Saúde Pública, 36(2), 1–6. https://doi.org/10.1590/0102-311X00231019
Pizzato, M. C., Escott, C. M., Souza, M. D., Rocha, P. S. & Marques, L. C. (2019). O que são atitudes investigativa e científica, afinal?. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 18(2), 342–360. http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/351
Porto M. F., Pacheco T. & Leroy J. P. (2013). Injustiça ambiental e saúde no Brasil: o mapa de conflitos. Fiocruz.
Rao, D. B. (2003). Scientific attitude vis-à-vis scientific aptitude. Discovery Publishing House.
Saldanha, P. (2 de setembro, 2019). Orçamento de Bolsonaro para 2020 tira metade dos recursos do MEC para pesquisa. Folha de São Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/orcamento-de-bolsonaro-para-2020-tira-metade-dos-recursos-do-mec-para-pesquisa.shtml
Santos, M. (2018). Uso da História da Ciência para Favorecer a Compreensão de Estudantes do Ensino Médio sobre Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(2), 641–668. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4592
Sasseron, L. H. (2018). Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 1061–1085. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061
Soares, M. O., Teixeira, C. E. P., Bezerra, L. E. A., Rossi, S., Tavares, T. & Cavalcante, R. M. (2020). Brazil oil spill response: Time for coordination. Science, 367(6474), 155–155. https://doi.org/10.1126/science.aaz9993
Souza, M. (23 de outubro, 2019). Faltam transparência e ações mais amplas do governo para conter óleo na costa, cobram cientistas. Jornal da USP. https://jornal.usp.br/ciencias/faltam-transparencia-e-acoes-mais-amplas-do-governo-para-conter-oleo-na-costa-cobram-cientistas/
Teixeira, M. (2002). “Pressupostos do jornalismo de ciência no Brasil”. In L. Massarani, I. C. Moreira & F. Brito (Org.), Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil (pp. 133–142). Editoria UFRJ.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Graziela Piccoli Richetti, Tathiane Milaré
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.