Emoções Epistêmicas no Ensino da Argumentação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11671185Palabras clave:
Emoções Epistêmicas, Argumentação, Ansiedade, Interesses, Treinamento de ProfessoresResumen
INTRODUÇÃO. A questão da dimensão emocional no campo educacional está necessariamente ligada a processos motivacionais e de aprendizagem. Durante esta pesquisa, o foco foram as emoções epistêmicas associadas a objetivos específicos de aprendizagem, mais especificamente, ao ensino da argumentação científica. Assim, a pesquisa propõe como objetivo principal reconhecer as emoções epistêmicas que os futuros educadores manifestam quando se aceita aprender a ensinar para argumentar na aula de ciências, antes e depois de realizar uma atividade acadêmica em uma Universidade pública colombiana. MÉTODO. Para responder ao objetivo principal, foi elaborado um estudo baseado na pesquisa-ação e para a análise da informação, foram combinados processos descritivos e abrangentes. Os participantes eram 57 estudantes inscritos em uma atividade acadêmica pertencente ao currículo de um programa de treinamento de professores. RESULTADOS. Destaca-se a presença de emoções epistêmicas, como curiosidade e prazer, importantes para ativar estratégias profundas para o processamento de informações. Também se destaca a identificação da ansiedade, ligada a atividades como a avaliação de resultados e o controle de atividades. CONCLUSÕES. Promover ações reflexivas sobre as emoções epistêmicas, contribui e enriquece não apenas a compreensão da relação entre emoções e objetivos epistêmicos, mas também a redução gradual de emoções negativas como a ansiedade e, consequentemente, o fortalecimento de emoções positivas como o prazer e a curiosidade, ambos ligados à motivação para alcançar um aprendizado profundo.
Descargas
Citas
Adúriz-Bravo, A. (2014). Revisiting school scientific argumentation from the perspective of the history and philosophy of science. In M. R. Matthews (Ed.), International handbook of research in history, philosophy and science teaching (pp. 1443–1472). Springer.
Archila, P. (2014). La argumentación en la formación de profesores de química: relaciones con la comprensión de la historia de la química. Revista Científica, 18(1), 50–66. https://doi.org/10.14483/23448350.5561
Ávila, A. M. (2019). Perfil docente, bienestar y competencias emocionales para la mejora, calidad e innovación de la escuela. Revista Boletín Redipe, 8(5), 131–144. https://doi.org/10.36260/rbr.v8i5.741
Bardin, L. (1996). Análisis de contenido (2ª ed.). Akal.
Bisquerra-Alzina, R. (2009). Psicopedagogía de las emociones. Síntesis.
Borrachero, A. B., Dávila, M. A., Costillo, E., & Mellado, V. (2017). Las emociones del futuro profesorado de secundaria de ciencias y matemáticas, tras un programa de intervención. Ápice: Revista de Educación Científica, 1(1), 17–39. https://doi.org/10.17979/arec.2017.1.1.2008
Chan, J., Fancourt, F., & Guilfoyle, L. (2021). Argumentation in religious education in England: An analysis of locally agreed syllabuses. British Journal of Religious Education, 43(4), 458–471. https://doi.org/10.1080/01416200.2020.1734916
Chevrier, M., Muis, K., Trevors, G., Pekrun, R., & Sinatra, G. (2019). Exploring the antecedents and consequences of epistemic emotions. Learning and Instruction, 63, 1– 18. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2019.05.006
Chomsky, N. (2004). Estructuras sintácticas. Siglo Veintiuno.
Creswell, J. (2014). Research design: qualitative, quantitative, and mixeds methods-approaches (4ª ed.). Sage.
Crujeiras-Pérez, B., & Jiménez-Aleixandre, M. (2019). Interdisciplinarity and argumentation in chemistry education. In S. Erduran (Ed.), Argumentation in chemistry education: Research, policy and practice (pp. 32–61). Royal Society of Chemistry.
Cutrera, G., & Stipcich, S. (2015). La explicación en el aula de ciencias: cómo enseñamos a explicar. Un estudio centrado en el discurso de un docente en formación. In F. S. Campos (Coord.), Investigación educativa en Latinoamérica (pp. 199–208). Cenid Editorial.
Damasio, A. (2005). En busca de Spinoza. Neurobiología de la emoción y los sentimientos. Crítica.
Damasio, A. (2010). Y el cerebro creó al hombre. Destino.
Dávila, M. A., Borrachero, A. B., Cañada, F., Martínez, M. G., & Sánchez, J. (2015). Evolución de las emociones que experimentan los estudiantes del grado de maestro en educación primaria, en didáctica de la materia y la energía. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de Las Ciencias, 12(3), 550–564. http://hdl.handle.net/10498/17609
Díaz, J. L., & Flores, E. (2001). La estructura de la emoción humana: un modelo cromático del sistema afectivo. Salud Mental, 24(4), 20–35. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=22416
Efklides, A. (2009). The new look in metacognition: From individual to social, from cognitive to affective. In B. Clayton (Ed.), Metacognition: New Research Developments (pp. 137–151). Nova Science Publishers.
Elliot, J. (1990). La investigación-acción en educación. Morata.
Erduran, S., & Kaya, E. (2016). Scientific argumentation and deliberative democracy: An incompatible mix in school science?. Theory into Practice, 55(4), 302–310. https://doi.org/10.1080/00405841.2016.1208067
Erduran, S. (2019). Argumentation in chemistry education: research, policy and practice. Royal Society of Chemistry.
Francisco, V., Gervás, P., & Hervás, R. (2005). Análisis y síntesis de expresión emocional en cuentos leídos en voz alta. Procesamiento del Lenguaje Natural, (35), 293–300. http://journal.sepln.org/sepln/ojs/ojs/index.php/pln/article/view/2980
García-Castro, G., Ruiz-Ortega, F., & Mazuera-Ayala, A. (2018). Desarrollo de la argumentación y su relación con el ABP en estudiantes de ciencias de la salud. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 14(1), 82–94. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=134156702005
García-Vila, E., Sepúlveda-Ruiz, M. P., & Mayorga-Fernández, M. J. (2022). Las competencias emocionales del alumnado de los Grados de Maestro/a en Educación Infantil y Primaria: una dimensión esencial en la formación inicial docente. Revista Complutense de Educación, 33(1), 119–130. https://doi.org/10.5209/rced.73819
Gento Palacios, S., González-Fernández, R., & Silfa Sención, H.-O. (2015). Dimensión afectiva del liderazgo pedagógico del docente. Revista Complutense de Educación, 31(4), 485–495. https://doi.org/10.5209/rced.65635
Imbernón, F. (1997). La formación y el desarrollo profesional del profesorado. Graó.
Jiménez-Tenorio, N., & Oliva, J. M. (2016). Análisis reflexivo de profesores de ciencias de secundaria en formación inicial en torno a diferentes secuencias didácticas. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 13(2), 423–439. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/2977
Koballa, T., & Glynn, S. M. (2007). Attitudinal and motivational constructs in science learning. In S. K. Abell, & N. G. Lederman (Eds.), Handbook of Research on Science Education (pp. 75–102). Lawrence Erlbaum.
Landazábal, D., & Gamboa, M. (2018). El proceso de argumentación en la formación inicial de docentes: una experiencia mediada por Dígalo y Simas. Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
Litman, J. A., & Jimerson, T. L. (2004). The measurement of curiosity as a feeling ofdeprivation. Journal of Personality Assessment, 82(2), 147–157. https://doi.org/10.1207/s15327752jpa8202_3
Lourenço, A., Abib, M., & Murillo, F. (2016). Aprendendo a ensinar e a argumentar: saberes de argumentação docente na formação de futuros professores de química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(2), 295–316. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4376
Lüftenegger, M., Klug, J., Harrer, K., Langer, M., Spiel, C., & Schober, B. (2016). Students’ achievement goals, learning-related emotions and academic achievement. Frontiers in Psychology, 7, 603. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00603
Marcos-Merino, J. M., Esteban Gallego, R., & Ochoa de Alda, J. A. G. (2022). Conocimiento previo, emociones y aprendizaje en una actividad experimental de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, 40(1),107–124. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3361
Mejía-Cáceres, M., Andrade, C., & Freira, L. (2020). Formación inicial de profesores en ciencias: un análisis del discurso de los programas de educación ambiental de una licenciatura colombiana. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 5(3), 477–492. https://doi.org/10.14483/23464712.14688
Muis, K. R., Chevrier, M., & Singh, C. A. (2018). The role of epistemic emotions in personal epistemology and self-regulated learning. Educational Psychologist, 53(3), 165–184. https://doi.org/10.1080/00461520.2017.1421465
Muis, K. R., Pekrun, R., Sinatra, G. M., Azevedo, R., Trevors, G., Meier, E., & Heddy, B. C. (2015). The curious case of climate change: Testing a theoretical model of epistemic beliefs, epistemic emotions, and complex learning. Learning and Instruction, 39, 168–183. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2015.06.003
Osborne, J. F., & Patterson, A. (2012). Authors’ response to “For whom is argument and explanation a necessary distinction? A response to Osborne and Patterson” by Berland and McNeill. Science Education, 96(5), 814–817. https://doi.org/10.1002/sce.21034
Pekrun, R. (2006). The control-value theory of achievement emotions: Assumptions, corollaries, and implications for educational research and practice. Educational Psychology Review, 18, 315–341. https://doi.org/10.1007/s10648-006-9029-9
Pekrun, R., & Stephens, E. J. (2012). Academic emotions. In K. R. Harris, S. Graham, & T. Urdan (Eds.), APA educational psychology handbook (2nd ed., pp. 3–31). American Psychological Association.
Pekrun, R., Vogl, E., Muis, K. R., & Sinatra, G. M. (2017b). Measuring emotions during epistemic activities: The epistemically-related emotion scales. Cognition and Emotion, 31, 1268–1276. https://doi.org/10.1080/02699931.2016.1204989
Pekrun, R., & Perry, R. (2014). Control-value theory of achievement emotions. In Pekrun, R., & L. Linnenbrink-García (Eds.), International handbook of emotions in education (pp. 120–141). Routledge.
Petersen, M. R., & Dohn, N. B. (2017). Interest and Emotions in Science Education. In A. Bellocchi, C. Quigley, & K. Otrel-Cass (Eds.), Exploring Emotions, Aesthetics and Wellbeing in Science Education Research (13th ed., pp. 187–202). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-43353-0_10
Plantin, C. (2011). Les bonnes raisons des émotions. Principes et méthode pour l’analyse du discours émotionné. Peter Lang.
Plantin, C. (1998). Les raisons des émotions. In M. Bondi (Ed.), Forms of Argumentative Discourse (pp. 3–50). CLUEB.
Koballa, T. R., & Glynn, S. M. (2007). Attitudinal and Motivational Constructs in Science Learning. In S. Abell, & N. Lederman (Eds.), Handbook of Research on Science Education (pp. 75–102). LEA Publishers.
Ruiz, F., & Ocampo, L. (2019). Relaciones de cooperación y especialización entre la argumentación y múltiples lenguajes en la clase de ciencias. Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, (5), 57–72. https://doi.org/10.1344/did.2019.5.57-72
Ruiz Ortega, F. J., Tamayo Alzate, O. E., & Márquez Bargalló, C. (2015). A model for teaching argumentation in science class. Educação e Pesquisa, 41(3), 629–646. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507129480
Ruiz-Ortega, F. J., & Dussán, C. (2021). Competencia argumentativa: un factor clave en la formación de docentes. Educación y Educadores, 24(1), 30–50. https://doi.org/10.5294/educ.2021.24.1.2
Ruiz, F., Tamayo, O., & Márquez, C. (2012). Los episodios argumentativos y las preguntas, como indicadores de procesos argumentativos en ciencias. Revista EDUCyT, Extraordinario, 229–244. https://gent.uab.cat/conxitamarquez/sites/gent.uab.cat.conxitamarquez/files/2109-5140-1-sm.pdf
Sánchez, L., & García, E. (2020). Estudio de caso sobre el desarrollo de competencias emocionales y la construcción de la identidad personal en un centro de Educación Secundaria. Revista Complutense de Educación, 31(4), 403–412. https://doi.org/10.5209/rced.65396
Segura, M., & Arcas, M. (2007). Educar las emociones y los sentimientos. Narcea.
Sotomayor, J. E. (2017). Emoción, racionalidad y argumentación en la decisión judicial. Derecho PUCP, (79), 151–190. https://doi.org/10.18800/derechopucp.201702.008
Tindale, C. (2017). Retórica y teoría de la argumentación contemporáneas: Ensayos escogidos de Christopher Tindale. Editorial EAFIT
Van Eemeren, F. H., Garssen, B., Krabbe, E. C. W., Snoeck Henkemans, A. F., Verheij, B., & Wagemans, J. H. M. (2014). Handbook of argumentation theory. Springer.
Zohar, A. (2007). Science teacher education and professional development in argumentation. En S. Erduran, & M. Jiménez-Aleixandre (Eds.), Argumentation in Science Education (pp. 245–268). Springer.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Francisco Javier Ruiz Ortega
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.