Os Usos da Tabela Periódica no Campo Escolar: Um Estudo Sobre o Ensino da Química em Dois Periódicos
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u122Palabras clave:
Tabela Periódica, elementos químicos, Educação em CiênciasResumen
Este estudo consiste em uma imersão analítica, em diálogo com a teorização foucaultiana, nos discursos acerca da Tabela Periódica dos elementos químicos no campo pedagógico-escolar. Para tanto, foram eleitos artigos sobre o tema veiculados em dois periódicos acadêmicos voltados ao ensino da Química e de expressiva circulação no Brasil: Química Nova na Escola e Revista Brasileira de Ensino de Química. Os textos selecionados, recobrindo o período de 1995 a 2020, foram categorizados de acordo com seis campos temáticos: (1) Atualização e informação; (2) Periodicidade química; (3) História da ciência; (4) Jogo didático; (5) Sequência didática contextualizada; e (6) Outros. A análise do material evidenciou as arraigadas problemáticas inerentes ao ensino da referida disciplina, bem como algumas diretivas a cargo das pedagogias contemporâneas — sobretudo sob o signo do construtivismo — para saná-las. Nessa direção, é patente o paulatino esmorecimento do emprego da Tabela Periódica, a partir de 2013, nas estratégias de ensino propostas ao ensino da Química nos dois periódicos analisados.
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