Contextualização do ensino de Química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica: uma possibilidade para a formação continuada de professores

Autores

  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Marcelo Lambach Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer os resultados de uma pesquisa realizada junto a um grupo de professores de Química da Rede Pública Estadual do Paraná, durante a realização de um curso de formação continuada, na modalidade de extensão universitária. O curso caracterizou-se pela reflexão sobre possibilidades de aproximação entre a formação continuada de professores de Química do ensino médio da Educação Básica e os princípios da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), bem como dos fundamentos pedagógico-epistemológicos de Paulo Freire. Nesse contexto, também buscou-se demonstrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem se articular em relação à ACT e à Problematização Dialógica. Os resultados apontaram que os professores participantes da pesquisa têm uma compreensão limitada das temáticas apresentadas, bem como dificuldades em relacionar tais temáticas à sua prática docente.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Aires, J. A., & Lambach, M. (2011). Contextualização do ensino de Química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica: uma possibilidade para a formação continuada de professores. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3984

Edição

Seção

Artigos