Educação para o Trânsito em Aulas de Física
Resumen
Relata-se um estudo sobre a possibilidade de inserção da educação para o trânsito em aulas de Física. Para tanto, justifica-se a inserção mediante estatísticas e amparos legais, analisam-se Coleções Didáticas de Física e de Ciências, bem como conteúdos e os recursos didáticos, elaboram-se Módulos Didáticos (MDs) e implementa-se eles em turmas de 1º ano do Ensino Médio. Utilizam-se como instrumentos para a análise das implementações: a) a produção escrita dos alunos; b) as avaliações, c) o diário da prática pedagógica com o relato do professor sobre as aulas. Ao final, explicitam-se os possíveis conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais, de educação para o trânsito, os recursos utilizados, as concepções apresentadas por alunos sobre assuntos de trânsito e, ainda, mapeiam-se os conhecimentos construídos e as atitudes por eles criadas. Recomenda-se constituir, na formação inicial e nas escolas, ambientes de discussão sobre a inserção da educação para o trânsito nos currículos escolares.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-12
Cómo citar
Silva, L. L. da. (2011). Educação para o Trânsito em Aulas de Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4000
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.