Concepções sobre natureza da ciência e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências

Autores

  • Eveline Borges Vilela-Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás

Resumo

As concepções dos professores sobre a natureza das ciências podem influenciar significativamente na forma do educador ensinar e decidir questões em sala de aula. Dessa maneira, este trabalho objetiva relatar a experiência Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) do Instituto de Química da UFG como alternativa para a formação inicial e continuada de professores de ciências. Foram estudadas as interações discursivas produzidas a partir de discussões sobre a natureza da ciência. As reuniões referentes a esse tema foram gravadas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas. Os resultados demonstram internalização de alguns aspectos do pensamento científico e da relação entre educação e ciência, além de revelar estruturas sociais (padrões de interação) que podem evoluir de forma não-linear e, portanto ter implicações macro e  microdimenssionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Como Citar

Vilela-Ribeiro, E. B., & Benite, A. M. C. (2011). Concepções sobre natureza da ciência e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4006

Edição

Seção

Artigos