Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas brasileiras publicados em periódicos nacionais da área (1971-2006)

Autores/as

  • Fábio Luís Alves Pena Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia
  • Aurino Ribeiro Filho Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia

Resumen

Neste trabalho buscamos investigar, a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Física, as dificuldades apontadas por professores e/ou pesquisadores para o uso da experimentação no ensino de Física. Os resultados obtidos indicam que os principais obstáculos são: falta ou carência de pesquisa sobre o que os alunos realmente aprendem por meio de experimentos, despreparo do professor para trabalhar com atividades experimentais e condições de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-02-12

Cómo citar

Pena, F. L. A., & Ribeiro Filho, A. (2011). Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas brasileiras publicados em periódicos nacionais da área (1971-2006). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4008