O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: lendo e escrevendo histórias
Resumen
Esse artigo é uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma de terceira série do 1º segmento do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, formada por 38 alu-nos, 24 meninas e 14 meninos, com idade entre nove e 13 anos. Nosso objetivo foi verificar se his-tórias infantis com conteúdos de física estimulavam os alunos a construir conhecimento físico. Uti-lizamos a leitura e a interpretação da história Não tem jeito, cai. Com base na história foram elabo-rados exercícios de raciocínio que os alunos discutiram coletivamente, em seguida, foram convida-dos a relatar a experiência através de desenhos, redações e modelagem com massinha. Comparando o desempenho dos alunos podemos concluir que a maioria é capaz de construir o conhecimento físico compatível com sua faixa etária, moldando sua interpretação com relação à determinada situ-ação, embora alguns se encontrem a meio caminho de atingir tal objetivo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-20
Cómo citar
Nascimento, C., & Barbosa-Lima, M. da C. (2011). O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: lendo e escrevendo histórias. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4043
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.