Analogias nos livros de ciências para as séries iniciais do ensino fundamental
Resumen
Analogias e metáforas são recursos de linguagem comuns no Ensino de Ciências.,e assuntos recorrentes em pesquisas de diversos autores, de diferentes nacionalidades. Neste trabalho consideramos analogia como uma comparação explícita entre dois domínios, sendo um deles familiar ao usuário. O objetivo da pesquisa foi realizar uma investigação exploratória sobre o uso de analogias em coleções de livros didáticos destinadas a crianças de sete a dez anos. As analogias foram identificadas e classificadas segundo categorias adaptadas do trabalho proposto por Curtis e Reigeluth (1984). Os manuais das respectivas coleções também foram examinados para localizar presenças de orientações a respeito das analogias utilizadas nos textos dos alunos. Por último, foram realizadas entrevistas clínicas com crianças, para exame do funcionamento de alguns dos exemplos das analogias encontrados nas coleções. Tendo em vista a escassez de literatura de pesquisa em ensino de Ciências sobre o objeto desse estudo e a verificação de existência e freqüência do uso desses recursos de linguagem no ensino de Ciências para crianças, sugerimos novas questões para extensão e aprofundamento dessa pesquisa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-20
Cómo citar
Cunha, M. de C. C. (2011). Analogias nos livros de ciências para as séries iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4046
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.