Analogias nos livros de ciências para as séries iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Mariana de Carvalho Capistrano Cunha Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social Faculdade de Educação, UFMG

Resumen

Analogias e metáforas são recursos de linguagem comuns no Ensino de Ciências.,e assuntos recorrentes em pesquisas de diversos autores, de diferentes nacionalidades. Neste trabalho consideramos analogia como uma comparação explícita entre dois domínios, sendo um deles familiar ao usuário. O objetivo da pesquisa foi realizar uma investigação exploratória sobre o uso de analogias em coleções de livros didáticos destinadas a crianças de sete a dez anos. As analogias foram identificadas e classificadas segundo categorias adaptadas do trabalho proposto por Curtis e Reigeluth (1984). Os manuais das respectivas coleções também foram examinados para localizar presenças de orientações a respeito das analogias utilizadas nos textos dos alunos. Por último, foram realizadas entrevistas clínicas com crianças, para exame do funcionamento de alguns dos exemplos das analogias encontrados nas coleções. Tendo em vista a escassez de literatura de pesquisa em ensino de Ciências sobre o objeto desse estudo e a verificação de existência e freqüência do uso desses recursos de linguagem no ensino de Ciências para crianças, sugerimos novas questões para extensão e aprofundamento dessa pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-02-20

Cómo citar

Cunha, M. de C. C. (2011). Analogias nos livros de ciências para as séries iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4046

Número

Sección

Artigos