O trabalho experimental de investigação: das expectativas dos alunos às potencialidades no desenvolvimento de competências

Autores/as

  • Maria Manuela Fernandes Escola EB1 de Eixo- Aveiro, Portugal
  • Maria Helena Santos Silva Centro de Estudos em Educação Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Resumen

Da análise da literatura actual sobre trabalho experimental (TE), sobressai como consensual a defesa de uma perspectiva de orientação investigativa do mesmo, a  qual é encarada como uma alternativa válida a práticas mais tradicionais de utilização de TE nas aulas de ciências, pelo facto de possibilitar o desenvolvimento de competências científicas pelos alunos. Nesta comunicação serão apresentados resultados de uma experiência, desenvolvida em contexto de sala de aula, que envolveu a concepção e implementação de TE de investigação e que pretendeu averiguar a valorização atribuída pelos alunos nela envolvidos ao TE de orientação investigativa, relativamente ao TE de verificação que habitualmente realizavam e inferir, a partir da opinião por eles manifestada, sobre as potencialidades do TE de investigação, relativamente ao TE habitualmente realizado, no desenvolvimento de competências atitudinais e procedimentais.

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Publicado

2011-11-25

Cómo citar

Fernandes, M. M., & Silva, M. H. S. (2011). O trabalho experimental de investigação: das expectativas dos alunos às potencialidades no desenvolvimento de competências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4095