O conceito de proporção no contexto da construção civil a partir da mistura argamassa do tipo: cimento x areia
Resumen
Este trabalho busca esclarecer, segundo as concepções de 4 (quatro) trabalhadores da construção civil (ajudante, pedreiro, mestre-de-obras e engenheiro), o quão próximos eles estão do objeto matemático almejado, qual seja, o conceito de proporção no contexto da Construção Civil. No seu desenvolvimento foram feitas entrevistas semi-estruturadas buscando aclarar o tipo de compreensão que possuem acerca da matemática subjacente às suas atividades práticas, com argamassas do tipo “cimento-areia”, por meio das suas descrições sobre os procedimentos de medição, preparação e aplicação desse material. Como resultados, além de uma rica categorização com 9 (nove) itens e 17 (dezessete) subitens de classificação dessas nove categorias, constatou-se que “estratégias qualitativas” segundo a comparação: “mais fraco”, “igual” e “mais forte”, apareceu como suporte para a compreensão de “estratégias quantitativas” propiciando a caracterização do conceito de proporção.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-11-27
Cómo citar
Silva, J. R. da. (2011). O conceito de proporção no contexto da construção civil a partir da mistura argamassa do tipo: cimento x areia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 3(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4113
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.