O conceito de proporção no contexto da construção civil a partir da mistura argamassa do tipo: cimento x areia

Autores/as

  • José Roberto da Silva Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata Universidade de Pernambuco (UPE) Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão/PE; Fundação de Ensino Superior de Olinda/PE

Resumen

Este trabalho busca esclarecer, segundo as concepções de 4  (quatro) trabalhadores da construção civil (ajudante, pedreiro, mestre-de-obras e engenheiro), o quão próximos eles estão do objeto matemático almejado, qual seja, o conceito de proporção no contexto da Construção Civil. No seu desenvolvimento foram feitas entrevistas semi-estruturadas buscando aclarar o tipo de compreensão que possuem acerca da matemática subjacente às suas atividades práticas, com argamassas do tipo “cimento-areia”, por meio das  suas descrições sobre os procedimentos de medição, preparação e aplicação desse material. Como resultados, além de uma rica categorização com 9 (nove) itens e 17 (dezessete) subitens de classificação dessas nove categorias, constatou-se que “estratégias qualitativas” segundo a comparação: “mais fraco”, “igual” e “mais forte”, apareceu como suporte para a compreensão de “estratégias quantitativas” propiciando a  caracterização do conceito de proporção.

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Publicado

2011-11-27

Cómo citar

Silva, J. R. da. (2011). O conceito de proporção no contexto da construção civil a partir da mistura argamassa do tipo: cimento x areia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 3(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4113