Recursos Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de Educação em Ciências

Autores

  • Luiz Augusto C. de Rezende Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcus Vinicius Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandre Cunha Vairo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Revisão de literatura, educação em ciências, audiovisual

Resumo

Para analisar como os recursos audiovisuais (RAVs) estão sendo apropriados pela área de Educação em Ciências no Brasil, foi feito um levantamento sobre esta temática de pesquisa em periódicos da área. Foram selecionados 11 artigos, que foram analisados quanto aos tópicos e questões de pesquisa, referenciais teóricos usados, recomendações, concepção de audiovisual e perfil dos autores. Os resultados mostraram que a maior parte não se caracteriza como pesquisa, sendo o tópico predominante ensino-aprendizagem (recursos). A concepção de audiovisual implícita nos trabalhos indica que seu uso é considerado na perspectiva da instrumentalidade. Todos os artigos trazem algum tipo de recomendação para o uso de RAVs, muitas delas técnicas. Além disso, falta maior interdisciplinaridade entre a área de Educação em Ciências e o referencial teórico-metodológico de audiovisual/comunicação.

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Publicado

2012-01-18

Como Citar

Rezende Filho, L. A. C. de, Pereira, M. V., & Vairo, A. C. (2012). Recursos Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de Educação em Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 183–204. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4202

Edição

Seção

Artigos